Diz a sabedoria ancestral ayurvédica que o leite de vaca é doce, frio, levemente oleoso e de difícil digestão. O leite de cabra, por sua vez, é mais fácil de digerir, pois além de doce é também adstringente. Ainda que o leite comercializado atualmente represente uma combinação indecifrável de leite mungido a diferentes horas do dia e de diferentes vacas, eu não podia deixar de partilhar este verso retirado de um dos tratados ayurvédicos:
O leite de vaca mungido de manhã é pesado e difícil de digerir uma vez que a atividade noturna do animal é mais reduzida e a influência da lua é mais forte nesse período. O leite de vaca mungido ao final do dia é leve e fácil de digerir pois o animal esteve exposto ao calor do sol durante o dia e manteve-se ativo.1
O Ayurveda correlaciona ainda os efeitos do leite com o momento do dia em que este é consumido:
Este alimento, tão venerado na Índia, mitiga os doshas vata e pitta e estimula a produção de leite materno, entre outros benefícios. No entanto, produz muco no organismo e pode ter um efeito laxante, pois aumenta o dosha kapha. Quando esse aumento é exagerado, podem surgir sintomas que são muitas vezes subentendidos como um estado de intolerância à lactose2:
Recomendo sempre consultes o teu médico se sentires que o teu corpo tem uma reação exagerada ao consumo de leite, mas, por favor, não te rotules sem ter a certeza. Em alguns casos, estes sintomas devem-se a uma fraca capacidade digestiva que tem origem em fatores nos quais a medicina ayurvédica pode ajudar:
Importa referir que o leite já não é como antigamente e que muitas das qualidades acima descritas são sabotadas pelos métodos modernos e controversos de produção animal. Por via das dúvidas, e para quem goste de leite, eu recomendo sempre comprar de origem biológica ou diretamente ao produtor.
Sabendo que o leite é um alimento pesado, os sábios ancestrais medicavam-no com especiarias de forma a tornar a sua digestão mais harmoniosa, usufruindo assim dos seus benefícios sem perturbar o equilíbrio dos doshas.
Há inúmeras variações da receita de leite dourado pelo mundo fora. Eu baseio-me na versão que me foi transmitida diretamente pelo médico ayurvédico, o Doutor Ghanashyam Marda. Esta versão inclui quatro especiarias fundamentais:
Pressupõe-se o uso de leite inteiro, geralmente de vaca ou de cabra, e de origem biológica. As bebidas vegetais apresentam qualidades muito distintas das do leite, pelo que os benefícios descritos podem não ser aplicáveis ao leite dourado “vegetal”.
Umas das formas de tornar o leite mais fácil de digerir é misturá-lo com água. Não te preocupes com a consistência, vai ficar maravilhosamente cremoso. Começa por colocar ao lume:
De seguida, adiciona à mistura anterior:
Deixa ferver 5 a 10 minutos, mexendo sempre para não agarrar nem transbordar. Separa as natas que se formam à superfície do leite e reserva-as.
Enquanto saboreias o leite dourado, mima a tua pele com uma máscara anti-ageing, anti-inflamatória e regeneradora:
Se sofreres de eczema ou psoríase, por exemplo, podes também aplicar as natas diretamente nas lesões – o leite dourado apazigua e ajuda a regenerar a pele.
Da próxima vez que chegares a casa tarde, prepara esta iguaria ayurvédica para ti, faz uma máscara e termina o teu dia com um livro inspirador. Puro conforto!
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - Bhavaprakasha of Bhavamishra, mais informação disponível em books.google.pt
2 - Intolerância à lactose – condição de saúde na qual o corpo é incapaz de metabolizar o açúcar do leite (lactose) devido à deficiência ou inexistência das enzimas intestinais responsáveis por essa função (lactases)
3 - Carminativo – que tem a propriedade de controlar gases dos intestinos ou combater a flatulência
4 - Hemostático – que estanca hemorragias
5 - Resistência insulínica – condição de saúde na qual os recetores de insulina das células não reconhecem a hormona em circulação devido, normalmente, a um estilo de vida desajustado
6 - Comercializa-se nas lojas de produtos indianos no Martim Moniz e na Mouraria
Fotografia por Osha Key