Fala-se cada vez mais em dieta líquida, jejum intermitente e juice fasting como formas de desintoxicar o corpo. Quero deixar claro que não são todos iguais nem servem para toda a gente. O dosha vata, por exemplo, desequilibra com facilidade nos jejuns intermitentes – é necessário que seja pensado, planeado e acompanhado por um terapeuta ou profissional de saúde.
Uma das formas mais eficazes de fazer um detox é respeitar os ciclos naturais do organismo e deixá-lo tratar do resto. Se o propósito de fazer um detox é limpar o corpo das toxinas, de que serve fazê-lo se não corrigires a origem dessa toxicidade? Pensa nisto.
O objetivo deste artigo é trazer-te uma forma de dieta líquida ayurvédica adequada a todos os doshas - a sopa! Neste caso, uma sopa de arroz que é muito indicada para aqueles dias em que o agni (fogo digestivo) precisa de uma pausa para recuperar. Trata-se de uma dieta líquida muito nutritiva que dará ao teu corpo tudo o que ele precisa enquanto restabelece o seu fogo vital.
Antes de partilhar contigo a receita desta sopa fantástica, deixo-te as suas indicações terapêuticas segundo os tratados clássicos do Ayurveda.
A peya de arroz está indicada para melhorar a digestão. Uma vez que a qualidade da digestão está na base de todos os desequilíbrios do teu corpo, são várias as indicações terapêuticas da peya de arroz:
Não é maravilhoso fazermos do nosso alimento o nosso medicamento? Espero que esta sopinha te acalme a barriga e aqueça o coração como o faz comigo cada vez que a tomo :)
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!