O chutney de rabanete é normalmente servido com o prato principal, não como acompanhamento mas como um aditivo que favorece o sabor dos alimentos e melhora a digestão.
Esta receita pode ser preparada com rabanete ou rábano, sendo que o rabanete é ligeiramente mais amargo. Ambos são picantes e de potência quente, o que lhes confere a sua propriedade aperitiva, isto é, potenciam o agni (fogo digestivo).
Consumidos crus pacificam o dosha kapha e agravam vata e pitta sendo, por isso, muito indicados para quem tem falta de apetite e acumula líquidos e gordura com alguma facilidade. Após serem cozinhados com os temperos certos, como é o caso desta receita, continuam a ser muito bons para kapha e, além disso, mitigam o dosha vata, reduzindo assim a flatulência, prisão de ventre e sensação de barriga inchada, entre outros. Consumido com moderação, o chutney de rabanete/rábano é adequado para pitta, apenas se este estiver equilibrado, pois é muito rico no elemento fogo.
O rabanete é um dos melhores amigos do fígado pois auxilia o seu processo natural de desintoxicação. Também promove o funcionamento dos rins dada a sua propriedade diurética. Precisas de mais motivos para começares a preparar esta receita?
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.