Esta é sem dúvida uma daquelas receitas ayurvédicas que faz jus à expressão uma farmácia na sua cozinha. O chutney de linhaça pode ser usado em várias situações, tanto em adultos como em crianças, com o propósito de nutrir o agni, ou fogo digestivo.
Em termos gerais, trata-se de um preparado indicado para pacificar os doshas vata e kapha através da nutrição do agni, que representa a vitalidade de uma pessoa. Consulta a minha página de nutrição ayurvédica para saberes mais acerca deste tópico.
A receita ayurvédica de chutney de linhaça tem duas versões. A primeira (receita base) tem propriedades diuréticas e a segunda (receita picante) é indicada para casos de flatulência, cólicas e parasitas intestinais. O sabor picante vem essencialmente do alho e o melaço de cana é adicionado com a finalidade de atrair os parasitas a consumirem o preparado medicinal. A linhaça é ligeiramente laxante, pelo que pode ser útil para quem sofre de prisão de ventre.
É muito fácil de preparar. Continua a ler para saberes como.
Receita base:
Receita picante:
Receita base:
Receita picante:
Esta receita ayurvédica funciona muito bem como aperitivo – o seu sabor deixa os pistachos e os cajus salgados envergonhados. O ideal é servir com o prato principal deixando que as suas papilas gustativas se rejubilem com a explosão de sabores.
Para crianças com cólicas, flatulência ou parasitas intestinais, podes moldar em pedacinhos e dar-lhes como snack ou à refeição principal - sem dúvida uns comprimidos muito especiais e saborosos.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - À venda nas mercearias indianas do Martim Moniz, tais como a Popat Store, e na loja Ayur;
2 - À venda nas mercearias indianas do Martim Moniz, tais como a Popat Store;