Muitas vezes descrito como a energia universal da vida, o reiki é em si mesmo um extenso universo que vai muito além da cura pela da imposição das mãos. Pode dizer-se que o reiki é um estilo de vida no qual o respeito por todos os seres vivos, incluindo nós mesmos, é o fio condutor. Não é de todo uma religião, isto é, não se praticam rituais de adoração ou devoção a nenhum Deus. É uma prática de conexão da nossa energia individual à energia de tudo o que existe, através do amor e da compaixão.
Neste artigo partilho o que significa, para mim, cada um dos cinco princípios do reiki e como eu os aplico no meu dia a dia.
Os cinco princípios do reiki1 são um conjunto de orientações que conduzem a uma vida mais feliz e equilibrada. Podem (e devem) ser colocados em prática por qualquer pessoa. Se vacilares, não te preocupes – és humano(a). Contudo, lembra-te que todos os dias são novas oportunidades de te tornares na melhor versão de ti mesmo(a), é só aproveitares.
Alguma vez, num daqueles acessos de raiva, paraste para pensar porque é que estavas tão irritado(a)? Provavelmente não foi aquela pessoa ou situação que te perturbou, mas sim o botão em que ela tocou dentro de ti.
O medo e a raiva andam muitas vezes de mão dada. O medo engolido gera raiva. Para transformar o medo, a raiva tem de conseguir vir cá para fora e tem de ter espaço para o fazer.2
Neste sentido, eu acho que este princípio não deve ser levado à letra. Apenas por hoje, deixa que esta emoção te ensine quais são os teus medos, fala com eles e transforma-os num porto de abrigo dentro do teu coração. Quanto mais vezes fizeres este exercício mais próximo(a) ficarás do princípio original e, assim, nunca mais terás necessidade de te irritar.
Está provado cientificamente que a preocupação atua diretamente no desenvolvimento de doenças através da estimulação excessiva dos sistemas cardiovascular, imunitário, endócrino e nervoso3. Simplificando, a preocupação gera stress e ansiedade, que por sua vez promovem a oxidação celular e, consequentemente, o envelhecimento precoce. Este processo transcende o aparecimento de rugas e cabelos brancos e pode mesmo custar-te anos de vida saudável.
Se tens um problema e sabes que ainda não fizeste tudo o que está ao teu alcance para o solucionar, então faz e pára de te preocupar. Se não há mais nada que possas fazer, confia e entrega-te, pois tal como disse o físico alemão Albert Einstein:
Nenhum problema pode ser resolvido a partir do mesmo nível de consciência que o criou.
Eu gosto de incluir neste princípio as pessoas mais novas também. Não te apresses a julgar os mais velhos porque não percebem nada de tecnologia, ou os mais novos porque ainda não sabem o que são problemas a sério. Todos experienciamos a vida de uma forma diferente e todos devemos ser respeitados, seja qual for o nosso background. Deixa-te surpreender pela sabedoria inata de uma criança de 4 anos e pela astúcia dos teus pais ou avós. Aproveita ainda para lhes ensinar algo que eles desconheçam. São estas interações que tornam a nossa vida social tão rica.
What goes around comes around, diz o antigo provérbio. Faz o teu trabalho de uma forma honesta, sem tentar iludir ninguém. Se não souberes, não inventes. Ninguém executa a mesma tarefa da mesma forma, seja qual for a profissão. Deixa que a tua essência única se reflita em cada uma das tuas funções. Trabalha com o teu coração, cria uma aura de energia positiva à tua volta e atrairás simpatia e abundância. Pensa em como gostarias que te tratassem no trabalho e trata os outros de igual forma – surpreende-te com as reações.
Quem sou eu? Eu sou uma das incontáveis partículas-filhas que resultou da expansão de uma partícula-mãe, no Big Bang. Eu sou parte de um Universo maravilhoso onde tudo o que existe, até o mais pequeno microorganismo, é feito da mesma matéria. Tudo isto já foi um só.
Emociono-me sempre que faço esta meditação. Faz-me sentir tão pequenina quanto especial. Por vezes, apercebo-me da quantidade preciosa de energia que dispensamos a tentar ser diferentes, a idealizar um futuro perfeito, a ambicionar ter tudo o que nos traga conforto, entre outras coisas.
Desliga o ego por uns minutos e sente a perfeição que existe dentro de ti somente por seres capaz de respirar. Nada te garante que vás viver o futuro, por isso, abraça o presente de coração aberto. Demonstra gratidão para com todos os seres vivos e sente a harmonia desta conexão percorrer o teu corpo.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - The Complete Reiki Handbook, mais informação disponível em books.google.pt
2 - Citação de Joana Laranjeiro do blog Mãe Catita - Autoestima e Parentalidade Consciente para o Futuro
3 - The perseverative cognition hypothesis: A review of worry, prolonged stress-related physiological activation, and health, disponível em sciencedirect.com
Fotografia por Marc-Olivier Jodoin