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Medicina Ayurveda: 5 Dicas para Fortalecer o Sistema Imunitário

Sistema Imunitário

O conceito de imunidade abrange não só a capacidade de resistir a uma infeção como também a forma como um indivíduo supera uma situação patológica. Mais do que qualquer fármaco inovador, a prevenção será sempre a medida mais eficaz no combate à doença – esta foi uma das minhas principais motivações quando decidi deixar a carreira de investigação farmacêutica e dedicar-me à prevenção da saúde humana através da medicina ayurveda.

 

O mundo está a atravessar uma fase intensa e desafiante. Esta fase chama-se pandemia de COVID-19 e o principal desafio tem sido conviver com ela sem enlouquecer. A palavra de ordem neste momento é prevenção e no topo da lista está o respeito – por nós e pelo próximo.

 

Segundo a medicina ayurveda, a vitalidade do agni (fogo ou capacidade digestiva) influencia diretamente o sistema imunitário. O objetivo deste artigo é partilhar 5 dicas para fortalecer o sistema imunitário e manter um corpo e mentes sãos, durante esta pandemia e em qualquer momento da vida.

 

 

Ter uma alimentação saudável

Antes de mais, o que significa ter uma alimentação saudável? Significa escolher os alimentos mais adequados à sua constituição individual e confecioná-los de forma que o seu corpo consiga absorver o máximo de nutrientes possível. Este tópico dava para escrever um artigo inteiro. Uma vez que a situação epidémica atual cria alguns constrangimentos na quantidade e qualidade de alimentos frescos disponíveis, eu vou cingir-me a algumas dicas básicas e essenciais que lhe permitirão fortalecer o seu sistema imunitário:

  1. Faça três refeições por dia (pequeno-almoço, almoço e jantar), sempre à mesma hora – 8h00, 12h30 e 19h00;
  2. Se tiver fome entre as refeições principais beba líquidos ou coma fruta;
  3. pequeno-almoço deve ser semissólido – por exemplo, leite dourado, papas de aveia, fruta cozida ou húmus;
  4. almoço deve ser substancial – alimentos nutritivos, tais como o kitchari;
  5. jantar deve ser a refeição mais leve – essencialmente sopas e vegetais bem cozinhados;
  6. Cozinhe com especiarias que estimulam o sistema digestivo e fortalecem o sistema imunitário – curcuma, pimenta preta, pimenta longa, alho, gengibre, cominhos, manjericão, canela e menta;
  7. Suavize o processo digestivo cozinhando sempre com ghee ou óleo (azeite, girassol, coco, etc.) e consumindo as refeições quentes.

 

 

Dormir bem

Um dos episódios da minissérie Os 3 Pilares da Saúde é inteiramente dedicado ao sono e quem me conhece sabe que eu estou sempre a enfatizar este pilar.

 

Todas as noites, o seu corpo passa por um processo natural de desintoxicação e regeneração celular. As suas células vibram na frequência das suas emoções. Se acordar cansado, com a sensação de peso e/ou falta de energia, o seu sistema imunitário responderá com o mesmo cansaço face ao contacto com agentes patogénicos, tais como os vírus. Siga estas dicas para garantir um sono reparador, todas as noites:

  1. Criar uma rotina do sono – deitar às 21h30-22h00 e acordar às 5h30-6h00;
  2. Terminar o jantar (que deve ser leve), pelo menos, duas horas antes de dormir;
  3. Restringir o uso do telemóvel, televisão e luzes artificiais fortes depois do pôr-do-sol – o objetivo é estimular o normal funcionamento da glândula pineal que produz, todas as noites, a hormona indutora do sono, melatonina;
  4. Evitar trabalhar à noite – é preferível acordar mais cedo e fazê-lo pela manhã.

 

 

Fazer abhyanga diariamente

A aplicação de óleo no corpo sob a forma de uma massagem multidirecional (abhyanga) é uma das formas mais eficazes de prevenção e manutenção da saúde física, mental e emocional. Ao nutrir e reequilibrar os doshas, a massagem fortalece o agni e, consequentemente, o sistema imunitário. Além disso, a aplicação de óleo no corpo, cria uma camada extra de proteção contra agentes invasores. Experimente massajar também dentro das narinas e potencie a proteção do seu sistema respiratório.

 

Saiba como integrar esta prática diária de autocuidado na sua rotina, consultando o artigo especialmente dedicado aos benefícios e à prática da automassagem ayurvédica.

 

 

Zelar pela saúde mental

Por mais otimistas que tentemos ser, sente-se o medo no ar, como se este sentimento fosse uma pandemia por si só. Uma mente perturbada é sinónimo de um agni fraco e, por consequência, uma resposta imunitária deficiente. Este princípio ayurvédico aplica-se em qualquer momento da nossa vida, mas agora, mais do que nunca, é imprescindível zelarmos pela nossa saúde mental. Vamos por pontos:

  1. Comece o dia sem distrações externas, num local calmo e sossegado, contemplando o nascer do sol e abençoando o novo dia com luz, amor e gratidão;
  2. Respire fundo, expandindo e contraindo a barriga quando inspirar e expirar, respetivamente – o simples ato de se focar na sua respiração é, em si mesmo, uma meditação super eficaz;
  3. Reduza o número de vezes que vê notícias sobre a pandemia ao longo do dia e, quando o fizer, consulte a Direção Geral de Saúde (DGS) antes das redes sociais – basear-se em informação fidedigna é crucial para manter a sua sanidade mental;
  4. Entregue-se a uma atividade criativa que lhe transmita conforto e satisfação e esqueça o coronavírus por umas horas – estar sempre a falar sobre o assunto não vai potenciar a sua resposta imunitária (antes pelo contrário).

 

 

Praticar yoga

Por Sofia Mano

O yoga é uma filosofia muito antiga, originária da Índia e que busca pela compreensão interior do ser humano em todas as suas dimensões. Enquanto prática física combina força, flexibilidade e adaptabilidade de corpo, mente e espírito. Um dos muitos significados da palavra yoga é esse mesmo, de união. O yoga vai muito além das posturas físicas, e o próprio desempenho de posturas yogic (ou asanas) é apenas compreendido e integrado quando coordenado com a respiração e concentração no movimento. Idealmente, na prática física, a respiração determina o movimento e nenhuma postura vale a pena se as qualidades de uma respiração longa e suave forem comprometidas.

 

Na sua essência, o yoga é um caminho, um estilo de vida e um compromisso de cada um de nós para descobrirmos o nosso interior e nos tornarmos mais conscientes e conhecedores de nós próprios.

 

Sinto, neste momento, a importância de transmitir a medicina que estas posturas de yoga representam e que, durante muito tempo, foram prescritas por médicos ayurvédicos. Deixo aqui a minha sugestão de asanas para dar um boost ao sistema imunitário.

 

 

Aproveite a bênção que é estar em casa para criar uma rotina matinal, tirar todos os projetos secundários da gaveta, passar mais tempo com a família ou, simplesmente, ser. Esta pandemia poderá representar a oportunidade de desenvolvimento pessoal que a sua alma tem estado à espera, quer fique de quarentena, quer seja obrigado a prestar um serviço à sociedade.

 

Envio o meu amor para todos, qualquer que seja a circunstância em que se encontrem, e torço para que possam sempre ver o copo meio cheio perante todos os desafios que a vida vos propõe.

  

Com amor,

Mafalda e Sofia 

  


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.