O conceito de imunidade abrange não só a capacidade de resistir a uma infeção como também a forma como um indivíduo supera uma situação patológica. Mais do que qualquer fármaco inovador, a prevenção será sempre a medida mais eficaz no combate à doença – esta foi uma das minhas principais motivações quando decidi deixar a carreira de investigação farmacêutica e dedicar-me à prevenção da saúde humana através da medicina ayurveda.
Segundo a medicina ayurveda, a vitalidade do agni (fogo ou capacidade digestiva) influencia diretamente o sistema imunitário. O objetivo deste artigo é partilhar 5 dicas para fortalecer o sistema imunitário e manter um corpo e mentes sãos.
Antes de mais, o que significa ter uma alimentação saudável? Significa escolher os alimentos mais adequados à tua constituição individual e confecioná-los de forma que o teu corpo consiga absorver o máximo de nutrientes possível. Este tópico dava para escrever um artigo inteiro. Vou dar-te algumas dicas básicas e essenciais que te permitirão fortalecer o teu sistema imunitário:
Um dos episódios da minissérie Os 3 Pilares da Saúde é inteiramente dedicado ao sono e quem me conhece sabe que eu estou sempre a enfatizar este pilar.
Todas as noites, o teu corpo passa por um processo natural de desintoxicação e regeneração celular. As tuas células vibram na frequência das tuas emoções. Se acordares cansado, com a sensação de peso e/ou falta de energia, o teu sistema imunitário responderá com o mesmo cansaço face ao contacto com agentes patogénicos. Segue estas dicas para garantires um sono reparador, todas as noites:
A aplicação de óleo no corpo sob a forma de uma massagem multidirecional (abhyanga) é uma das formas mais eficazes de prevenção e manutenção da saúde física, mental e emocional. Ao nutrir e reequilibrar os doshas, a massagem fortalece o agni e, consequentemente, o sistema imunitário. Além disso, a aplicação de óleo no corpo, cria uma camada extra de proteção contra agentes invasores. Experimenta massajar também dentro das narinas e potencia a proteção do teu sistema respiratório.
Sabe como integrar esta prática diária de autocuidado na tua rotina, consultando o artigo especialmente dedicado aos benefícios e à prática da automassagem.
Uma mente perturbada é sinónimo de um agni fraco e, por consequência, uma resposta imunitária deficiente. Vamos por pontos:
O yoga é uma filosofia muito antiga, originária da Índia e que busca pela compreensão interior do ser humano em todas as suas dimensões. Enquanto prática física combina força, flexibilidade e adaptabilidade de corpo, mente e espírito. Um dos muitos significados da palavra yoga é esse mesmo, de união. O yoga vai muito além das posturas físicas, e o próprio desempenho de posturas yogic (ou asanas) é apenas compreendido e integrado quando coordenado com a respiração e concentração no movimento. Idealmente, na prática física, a respiração determina o movimento e nenhuma postura vale a pena se as qualidades de uma respiração longa e suave forem comprometidas.
Na sua essência, o yoga é um caminho, um estilo de vida e um compromisso de cada um de nós para descobrirmos o nosso interior e nos tornarmos mais conscientes e conhecedores de nós próprios.
Deixo aqui a minha sugestão de asanas para dar um boost ao sistema imunitário.
Se estiveres adoentado(a), aproveita para ficar em casa, criar uma rotina matinal rejuvenescedora, passar mais tempo com a família ou, simplesmente, ser.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
Ilustração de Fusion Medical Animation.