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Massagem Ayurvédica: os Benefícios da Automassagem

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Sneha é uma palavra sânscrita com vários significados. Em Ayurveda, é mais conhecida por aplicação de óleo no corpo. Contudo, esta palavra também significa afeto e amizade. A automassagem é uma das práticas mais bonitas que pode fazer por si – uma verdadeira demonstração de amor-próprio cheia de benefícios para o corpo e para a mente.

 

 

A tradição ancestral da massagem ayurvédica (abhyanga)

Para mim, um dos fatores mais apaixonantes da medicina ayurvédica é o facto desta não ser uma moda. Existem textos ancestrais, redigidos há milénios, cujos ensinamentos persistiram até aos dias de hoje. A prática diária da massagem abhyanga é um desses ensinamentos e vem descrita desta forma:

 

O corpo de quem realiza regularmente massagem com óleo não é muito afetado, mesmo se sofrer um acidente ou estiver sujeito a um trabalho extenuante. A prática diária de abhyanga confere um corpo forte, charmoso, com um toque agradável e menos afetado pela velhice.1

 

A prática diária da massagem abhyanga, seguida de um banho, retarda a velhice e o agravamento do dosha vata, nutre o corpo em profundidade, promove o rejuvenescimento da pele e confere visão e sono de qualidade. É muito benéfica não só para pessoas saudáveis, ​​mas também para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, entre outros.2

 

Com uma prática tão simples e cheia de benefícios, é caso para dizer – uma massagem por dia nem sabe o bem que lhe fazia.

 

 

Qual a melhor hora do dia para realizar abhyanga?

Idealmente, a automassagem deve ser realizada todos os dias, após o exercício físico e antes do banho, como parte da sua rotina matinal ayurvédica.

 

Se trabalha por turnos, faça a sua abhyanga após acordar, qualquer que seja a hora. Um dos benefícios da automassagem é revigorar o corpo estimulando a circulação venosa e linfática, o que o vai ajudar a manter-se desperto todo o dia. Pela mesma razão, não se recomenda esta prática ao deitar, ao contrário do que algumas pessoas pensam.

 

 

Como fazer uma massagem ayurvédica a si mesmo?

Uma sessão de automassagem tem a duração aproximada de 15 minutos, por isso, não há desculpa possível para não cuidar de si e manter a velhice bem longe.

 

Recomendo que faça a sua massagem onde se sentir mais confortável. Eu gosto de estender uma toalha no chão da casa-de-banho – previne que fiquem gotinhas de óleo espalhadas por todo o lado.

 

Alguns pontos importantes antes de começar:

  • Não é necessária formação na área para realizar esta prática;
  • O óleo de sésamo é tridosha e, por isso, o mais indicado;
  • Esteja presente, de corpo e alma, durante a sessão (mindfulness);
  • Não tenha pressa e aproveite estes 15 minutos para meditar, focando-se nas sensações que o seu corpo lhe vai transmitindo ao longo da massagem.

 

Comece por aquecer ligeiramente um pouco de óleo de sésamo ao lume, só até ficar morno (a quantidade dependerá do tipo de pele). Deixe que as suas mãos sigam a sua intuição, não esquecendo os pontos mais importantes:

  1. Pés e tornozelos – massaje bem entre os dedos e nas plantas dos pés;
  2. Pernas e joelhos – exerça alguma pressão, sinta bem a consistência dos seus músculos;
  3. Barriga – massaje no sentido dos ponteiros do relógio, promovendo a regularidade do seu intestino;
  4. Região lombar – massaje no sentido descendente para pacificar o dosha vata;
  5. Região dorsal (a meio das costas) – dê o seu melhor, mesmo que chegue só com as pontinhas dos dedos;
  6. Mãos, pulsos e braços – semelhante ao ponto 2;
  7. Peito e ombros – pode massajar com movimentos circulares;
  8. Região cervical (pescoço) – esta é uma das zonas onde acumulamos mais tensão, por isso, massaje bem esta zona;
  9. Rosto – efetue movimentos circulares, estimule a circulação e reduza as rugas. A massagem nas têmporas e nas orelhas sabe muito bem;
  10. Cabeça (pode reservar esta parte para os dias em que lavar o cabelo) – aplique alguma pressão e, se tiver o cabelo comprido, puxe-o de forma a aumentar o aporte de oxigénio no cérebro.

 

Termine a massagem com um duche quente, aplicando sabão apenas nas zonas que considerar indispensáveis – a ideia é que fique uma fina camada de óleo na pele durante todo o dia.

 

Quando iniciei a minha jornada ayurvédica, questionava-me muitas vezes o seguinte: como é que ensinamentos tão antigos chegaram aos dias de hoje praticamente inalterados? Se quer saber a resposta, experimente aplicar estes ensinamentos no seu dia-a-dia e deixe-se surpreender com a sua eficácia. Se não sabe por onde começar, convido-o a marcar uma consulta, obtendo assim um aconselhamento mais personalizado.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Charaka Samhita, mais informação disponível em goodreads.com
2 - Vagbhata's Ashtanga Hrudayam, mais informação disponível em books.google.pt