Sneha é uma palavra sânscrita com vários significados. Em Ayurveda, é mais conhecida por aplicação de óleo no corpo. Contudo, esta palavra também significa afeto e amizade. A automassagem é uma das práticas mais bonitas que podes fazer por ti – uma verdadeira demonstração de amor-próprio cheia de benefícios para o corpo e para a mente.
Para mim, um dos fatores mais apaixonantes da medicina ayurvédica é o facto desta não ser uma moda. Existem textos ancestrais, redigidos há milénios, cujos ensinamentos persistiram até aos dias de hoje. A prática diária da massagem abhyanga é um desses ensinamentos e vem descrita desta forma:
O corpo de quem realiza regularmente massagem com óleo não é muito afetado, mesmo se sofrer um acidente ou estiver sujeito a um trabalho extenuante. A prática diária de abhyanga confere um corpo forte, charmoso, com um toque agradável e menos afetado pela velhice.1
A prática diária da massagem abhyanga, seguida de um banho, retarda a velhice e o agravamento do dosha vata, nutre o corpo em profundidade, promove o rejuvenescimento da pele e confere visão e sono de qualidade. É muito benéfica não só para pessoas saudáveis, mas também para pessoas que sofrem de distúrbios do sistema nervoso, entre outros.2
Com uma prática tão simples e cheia de benefícios, é caso para dizer – uma massagem por dia nem sabes o bem que te fazia.
Idealmente, a automassagem deve ser realizada todos os dias, após o exercício físico e antes do banho, como parte da tua rotina matinal ayurvédica.
Se trabalhas por turnos, faz a tua abhyanga depois de acordares, qualquer que seja a hora. Um dos benefícios da automassagem é revigorar o corpo estimulando a circulação venosa e linfática, o que te vai ajudar a manter-te desperto(a) todo o dia. Pela mesma razão, não se recomenda esta prática ao deitar, ao contrário do que algumas pessoas pensam.
Uma sessão de automassagem tem a duração aproximada de 15 minutos, por isso, não há desculpa possível para não cuidares de ti e manteres a velhice bem longe.
Recomendo que faças a tua massagem onde te sentires mais confortável. Eu gosto de estender uma toalha no chão da casa-de-banho – previne que fiquem gotinhas de óleo espalhadas por todo o lado.
Alguns pontos importantes antes de começar:
Começa por aquecer ligeiramente um pouco de óleo de sésamo ao lume, só até ficar morno (a quantidade de óleo dependerá do tipo de pele). Deixa que as tuas mãos sigam a tua intuição, não esquecendo os pontos mais importantes:
Termina a massagem com um duche quente, aplicando sabão apenas nas zonas que considerares indispensáveis – a ideia é que fique uma fina camada de óleo na pele durante todo o dia.
Quando iniciei a minha jornada ayurvédica, questionava-me muitas vezes o seguinte: como é que ensinamentos tão antigos chegaram aos dias de hoje praticamente inalterados? Se queres saber a resposta, experimenta aplicar estes ensinamentos no teu dia-a-dia e deixa-te surpreender com a sua eficácia. Se não sabes por onde começar, convido-te a marcares uma consulta, obtendo assim um aconselhamento mais personalizado.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Charaka Samhita, mais informação disponível em goodreads.com
2 - Vagbhata's Ashtanga Hrudayam, mais informação disponível em books.google.pt