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Massagem Ayurvédica e Insónia

Massagem Ayurvédica

Em medicina ayurvédica, o sono é um dos três pilares da vida, juntamente com a nutrição e o controlo dos desejos da mente. Segundo Charaka Samhita, aquele que mantiver estes pilares em equilíbrio terá uma vida longa e sem doença1. Uma noite mal dormida pode não ser muito prejudicial para o organismo, mas a longo prazo desequilíbrios como o cansaço crónico, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade podem surgir devido a alterações comportamentais, hormonais e neuroquímicas2.

 

Há vários fatores que influenciam positivamente a qualidade e a profundidade do sono, entre eles, a prática de cuidados pessoais, tais como a massagem ayurvédica. Baseado nos princípios do ayurveda, este artigo vai ajudá-lo a dar os primeiros passos para fortalecer, de forma natural, o seu sono.

 

 

Medicina ayurveda: teoria tridosha

O Ayurveda define três tipos de constituição, ou doshas – vata, pitta e kapha –, que estão na base de todas as funções corporais. Em traços gerais, podemos dizer que:

  • Vata governa todas as funções relacionadas com o movimento onde está incluída, por exemplo, a transmissão do impulso nervoso;
  • Pitta está inerente a todos os processos de transformação, tais como a digestão e o metabolismo;
  • Kapha mantém o corpo forte e lubrificado, por exemplo, ao nível do sistema musculosquelético e das mucosas.

 

Um estudo conduzido na Índia concluiu que o agravamento do dosha vata está diretamente relacionado com o aumento da frequência dos despertares noturnos. Se pensarmos que vata é responsável pelo movimento, isto faz todo o sentido. Os indivíduos com predominância do dosha pitta adormecem e mantêm um sono profundo com facilidade. Contudo, têm frequentemente sonhos perturbadores. A maior dificuldade dos sujeitos kapha é mesmo manterem-se acordados dada a sua natureza calma e tendencialmente letárgica.3

 

Se sofre de insónias, o primeiro passo é pacificar o dosha vata e nutrir o kapha. As sugestões que se seguem encaminham-no nesse sentido.

 

 

Antes da massagem ayurvédica, a rotina!

Para uma digestão completa e eficiente são necessárias, em média, três horas4. Se a hora de deitar coincidir com este período, o seu organismo terá de repartir a mesma energia pelas duas funções. Como resultado, nenhuma delas será eficiente. Atenção! Isto não significa que se deve deitar à 1:00 da madrugada se jantar às 22:00. Os doshas seguem os ritmos da natureza e, por isso, cada um deles predomina em diferentes horas do dia. Para ser saudável e, consequentemente, dormir bem recomendo que se deite com a energia de kapha e que desperte com a de vata. Para clarificar, seguem-se os horários de cada dosha no período noturno:

  • Kapha – 18:00-22:00;
  • Pitta – 22:00-2:00;
  • Vata – 2:00-6:00.

 

Se for desafiante para si terminar a última refeição do dia três horas antes de deitar, isto é, no máximo às 19:00, consuma apenas alimentos líquidos ao jantar – sopas, sumos de fruta, entre outros, desde que esteja tudo em modo papinha de bebé.

 

 

Massagem ayurvédica e qualidade do sono

O principal benefício da massagem ayurvédica é a restituição do equilíbrio tridosha – o resto vem por acréscimo. Se sofre de insónia, não há dúvida de que os seus doshas estão em desequilíbrio. Inclua na sua rotina a prática de automassagem e, sempre que puder, permita que um terapeuta especializado cuide de si a par dos conhecimentos ancestrais da medicina ayurveda.

 

Apesar de ser indicada na manutenção do sono, a massagem ayurvédica, enquanto prática diária, deve ser feita de estômago vazio logo pela manhã, antes do banho. Com o tempo, o equilíbrio alcançado começará a refletir-se em várias áreas da sua vida, entre elas o sono.

 

Adicionalmente, pode tomar um duche quentinho imediatamente antes de ir para a cama. Ajuda a relaxar e a entrar em sono profundo.

 

Bons sonhos,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Charaka Samhita, mais informação disponível em goodreads.com
2 - Triethylene glycol, an active component of Ashwagandha (Withania somnifera) leaves, is responsible for sleep induction, disponível em ncbi.nlm.nih.gov
3 - Ayurvedic Doshas as Predictors of Sleep Quality, disponível em ncbi.nlm.nih.gov
4 - Este período pode variar ligeiramente de acordo com a constituição individual de cada pessoa.

Fotografia por Vladislav Muslakov