Em medicina ayurvédica, o sono é um dos três pilares da vida, juntamente com a nutrição e sexualidade. Segundo Charaka Samhita, aquele que mantiver estes pilares em equilíbrio terá uma vida longa e sem doença1. Uma noite mal dormida pode não ser muito prejudicial para o corpo, mas a longo prazo desequilíbrios como o cansaço crónico, obesidade, doenças cardiovasculares, depressão e ansiedade podem surgir devido a alterações comportamentais, hormonais e neuroquímicas2.
Há vários fatores que influenciam positivamente a qualidade e a profundidade do sono, entre eles, o self-care, onde se inclui a massagem ayurvédica. Baseado nos princípios do ayurveda, este artigo vai ajudar-te a dar os primeiros passos para fortalecer, de forma natural, o teu sono.
O Ayurveda define três tipos de constituição, ou doshas – vata, pitta e kapha –, que estão na base de todas as funções corporais. Em traços gerais, podemos dizer que:
Um estudo conduzido na Índia concluiu que o agravamento do dosha vata está diretamente relacionado com o aumento da frequência dos despertares noturnos. Se pensarmos que vata é responsável pelo movimento, isto faz todo o sentido. Os indivíduos com predominância do dosha pitta adormecem e mantêm um sono profundo com facilidade. Contudo, têm frequentemente sonhos perturbadores. A maior dificuldade dos sujeitos kapha é mesmo manterem-se acordados dada a sua natureza calma e tendencialmente letárgica.3
Se sofres de insónias, o primeiro passo é pacificar o dosha vata e nutrir o kapha. As sugestões que se seguem encaminham-te nesse sentido.
Para uma digestão completa e eficiente são necessárias, em média, três horas4. Se a hora de deitar coincidir com este período, o teu organismo terá de repartir a mesma energia pelas duas funções. Como resultado, nenhuma delas será eficiente. Atenção! Isto não significa que te deves deitar à 1:00 da madrugada se jantares às 22:00. Os doshas seguem os ritmos da natureza e, por isso, cada um deles predomina em diferentes horas do dia. Para ser saudável e, consequentemente, dormir bem recomendo que te deites com a energia de kapha e que despertes com a de vata. Para clarificar, seguem-se os horários de cada dosha no período noturno:
Se for desafiante para ti terminar a última refeição do dia três horas antes de te deitares, isto é, no máximo às 19:00, consome apenas alimentos líquidos ao jantar, por exemplo, sopas.
O principal benefício da massagem ayurvédica é a restituição do equilíbrio tridosha – o resto vem por acréscimo. Se sofres de insónia, não há dúvida de que os teus doshas estão em desequilíbrio. Inclui na tua rotina a prática de automassagem e, sempre que puderes, permite que um massagista cuide de ti a par dos conhecimentos ancestrais da medicina ayurveda.
Apesar de ser indicada na manutenção do sono, a massagem ayurvédica enquanto prática diária deve ser feita de estômago vazio logo pela manhã, antes do banho. Com o tempo, o equilíbrio alcançado começará a refletir-se em várias áreas da tua vida, entre elas o sono.
Adicionalmente, podes tomar um duche quentinho imediatamente antes de ires para a cama. Ajuda a relaxar e a entrar em sono profundo.
Bons sonhos,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Charaka Samhita, mais informação disponível em goodreads.com
2 - Triethylene glycol, an active component of Ashwagandha (Withania somnifera) leaves, is responsible for sleep induction, disponível em ncbi.nlm.nih.gov
3 - Ayurvedic Doshas as Predictors of Sleep Quality, disponível em ncbi.nlm.nih.gov
4 - Este período pode variar ligeiramente de acordo com a constituição individual de cada pessoa.
Fotografia por Vladislav Muslakov