Kitchari é uma palavra em sânscrito e significa mistura de um grão com uma leguminosa1. A mim agrada-me especialmente arroz com feijão mungo, que é tridosha. No entanto, há mais opções para se preparar um kitchari delicioso. Deixo aqui mais duas sugestões:
Esta receita ayurvédica é boa para o agni (fogo digestivo) uma vez que nutre o corpo em profundidade e é muito fácil de digerir. Pessoas com falta de força e com carência de ferro beneficiam bastante deste prato.
Nos dias que sucedem jejuns prolongados ou tratamentos de desintoxicação profundos, tais como o panchakarma, é muitas vezes recomendado um regime alimentar de mono-dieta – ingestão de apenas um alimento – que inclui o kitchari, por este ser tão equilibrante e nutritivo.
Para mim, esta receita é não só espetacular para reequilibrar todos os doshas como também a minha comfort food de eleição. Esquece as caixas de gelados e os pacotes de bolachas – depois de experimentares esta receita não vais querer outro refúgio.
Este é o aspeto antes de juntar a água no ponto 4:
Uma refeição equilibrada eleva a nossa energia, transmite-nos paz interior, acalma-nos e fomenta pensamentos harmoniosos na nossa mente. Esta receita ayurvédica é assim. Aproveita-a bem :)
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - Ayurveda: a Life of Balance, mais informação disponível em books.google.pt