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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Março

Alimentação ayurvédica

Março é o mês da primavera, a minha estação do ano preferida. Esta época traz-nos a energia da renovação, de reciclar aquilo que já não nos serve e de deixar ir o que nos pesa e dificulta a nossa caminhada. Os jardins ganham cor e o sol, ainda tímido, começa a aquecer os dias. Também na horta se sente esta energia apaixonante. São só pretextos para sorrir e fazer sorrir. Conheça os alimentos que vão alegrar a sua mesa neste mês tão colorido.

 

 

Comer de acordo com o seu dosha predominante

Comece por descobrir qual o seu perfil ayurvédico com o teste dos doshas. De seguida, e de acordo com o resultado, saiba quais os alimentos da época mais indicados para si.

 

Dosha vata

Alho-francês (cozinhado), batata doce, beterraba, cebolas branca e roxa (cozinhadas), cenoura, clementinas, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), laranja, limão, rutabaga, tangerinas.

 

Dosha pitta

Abacate, abóbora, acelga, alface, alho-francês, batata doce, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, cogumelos, couve-coração / repolho, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, endívia, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), laranja (doce), pera, rúcula e rutabaga.

 

Dosha kapha

Acelga, agrião, aipo, alho-francês, brócolos, cebolas branca e roxa (cruas), cenoura, chicória, couve-coração / repolho, couves-de-Bruxelas, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, endívia, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), grelos, limão, nabiças, nabo, rabanete, rábano e rúcula.

 

 

Receita ayurvédica: espargos salteados com ghee

Os espargos são considerados um tónico para o sistema reprodutor feminino, especialmente na preparação para a gravidez e no aleitamento, com um toque afrodisíaco, até mesmo para os homens – tão bons motivos para adicionar mais espargos à sua vida. Não sabe como? Comece por esta receita tridosha, de um livro que eu adoro1, e que pode ser servida como entrada, acompanhamento ou prato principal. É muito simples de preparar e faz sempre um brilharete.

 

Ingredientes para 2 pessoas

  • 450 g de espargos frescos;
  • ¼ colher de chá de pimenta preta moída na hora;
  • 1 colher de chá de ghee;
  • Flor de sal a gosto.

 

Preparação

  • Corte as extremidades mais grossas dos espargos e ferva-os em água até estarem cozinhados mas ainda firmes;
  • Numa frigideira, salteie a pimenta preta no ghee durante cerca de 2 minutos;
  • Adicione os espargos e deixe alourar ligeiramente;
  • Sirva quente.

 

Prepare este prato ao ritmo da sua música preferida e deixe-se surpreender pelo efeito que terá no seu corpo.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Ayurveda: a Life of Balance​​​​​​​, mais informação disponível em books.google.pt