Março é o mês da primavera, a minha estação do ano preferida. Esta época traz-nos a energia da renovação, de reciclar aquilo que já não nos serve e de deixar ir o que nos pesa e dificulta a nossa caminhada. Os jardins ganham cor e o sol, ainda tímido, começa a aquecer os dias. Também na horta se sente esta energia apaixonante. São só pretextos para sorrir e fazer sorrir. Conhece os alimentos que vão alegrar a tua mesa neste mês tão colorido.
Começa por ter uma ideia de qual o dosha que mais predomina em ti neste momento respondendo ao teste dos doshas. De seguida, e de acordo com o resultado, sabe quais os alimentos da época mais indicados para ti.
Alho-francês (cozinhado), batata doce, beterraba, cebolas branca e roxa (cozinhadas), cenoura, clementinas, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), laranja, limão, rutabaga, tangerinas.
Abacate, abóbora, acelga, alface, alho-francês, batata doce, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, cogumelos, couve-coração / repolho, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, endívia, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), laranja (doce), pera, rúcula e rutabaga.
Acelga, agrião, aipo, alho-francês, brócolos, cebolas branca e roxa (cruas), cenoura, chicória, couve-coração / repolho, couves-de-Bruxelas, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, endívia, escorcioneira / salsifi, espargos, funcho (raiz), grelos, limão, nabiças, nabo, rabanete, rábano e rúcula.
Os espargos são considerados um tónico para o sistema reprodutor feminino, especialmente na preparação para a gravidez e no aleitamento, com um toque afrodisíaco, até mesmo para os homens – tão bons motivos para adicionares mais espargos à tua vida. Não sabes como? Começa por esta receita tridosha, de um livro que eu adoro1, e que pode ser servida como entrada, acompanhamento ou prato principal. É muito simples de preparar e faz sempre um brilharete.
Prepara este prato ao ritmo da tua música preferida e deixa-te surpreender pelo efeito que terá no teu corpo.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Ayurveda: a Life of Balance, mais informação disponível em books.google.pt