Sem dúvida alguma que a primavera chegou e a natureza está em êxtase com o início deste novo ciclo. A semana passada fui à horta visitar a Célia, a minha agricultora preferida, e fiquei fascinada com as dezenas de flores delicadas que muito em breve serão ervilhas. É fantástico observar esta transformação e, na minha opinião, este conhecimento deveria ser parte integrante do ensino escolar obrigatório. Mesmo que não precisemos de produzir o nosso próprio alimento, pelo menos para já, conhecermos todos os processos pelos quais este passou é tão importante como nos apaixonarmos por alguém que nos mostra aquilo que verdadeiramente é. Sentimo-nos mais confortáveis quando esperamos a visita de alguém que amamos do que a de um estranho, certo? Assim reage também a nossa digestão.
À semelhança dos artigos anteriores, noto que não existem alimentos proibidos para cada um dos doshas, pelo que as listas que se seguem apenas omitem os menos recomendados. Para esses alimentos, que podem causar algum desconforto digestivo, tens duas opções:
Alho-francês (cozinhado), beterraba, cebolas nova e roxa (cozinhadas), cenoura, ervilha-torta, espargos, funcho (raiz), laranja, limão, morangos e nêsperas.
Acelga, alcachofra, alface, alho-francês (cozinhado), batata, beterraba, brócolos, cenoura, chicória, cogumelos, couve-coração / repolho, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, ervilha-torta, espargos, favas, funcho (raiz), morangos, nêsperas e rúcula.
Acelga, agrião, aipo, alcachofra, alho-francês, brócolos, cebolas nova e roxa (cruas), cenoura, chicória, couve-coração / repolho, couve-flor, couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, couves-de-Bruxelas, espargos, funcho (raiz), grelos, limão, morangos, nabiças, nabo, nêspera, rabanete, rábano e rúcula.
Esta receita é quase tridosha: apesar da presença dos pinhões e das ervilhas, que poderão agravar ligeiramente kapha, os vários ingredientes equilibram-se mutuamente. Para aqueles cujo dosha predominante é pitta, as folhas de menta poderão ser substituídas por coentros frescos, uma vez que aquela planta poderia perturbar o teu equilíbrio intestinal.
Eu iria adorar saber o que achaste desta receita. Envia-me uma mensagem com a tua opinião e/ou sugestões para melhorar :)
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Por “alimentos" refiro-me ao que ocorre espontaneamente na natureza, excluindo os produtos processados