A fruta fresca é um alimento muito puro e rico em energia vital, mas nem sempre é o mais fácil de digerir. O segredo está na forma como é consumida.
Neste artigo, desmistifico alguns dos mitos que tenho ouvido em relação à fruta nos últimos anos.
Mito.
À exceção de algumas frutas mais pesadas, como o abacate e a banana, a fruta em geral tem um teor de gordura muito baixo. Além disso, é rica em vitaminas e sais minerais - um verdadeiro tesouro da natureza. É certo que frutas como o melão e a melancia, por exemplo, apresentam um índice glicémico considerável, devendo ser consumidas moderadamente. Nunca na história da humanidade foram registados casos de obesidade por se comer fruta fresca.
Mito.
Segundo o Ayurveda, os alimentos crus são mais difíceis de digerir. Digerir fruta crua pode ser desafiante se o agni (fogo digestivo) não estiver saudável. Por essa razão, a fruta deve ser consumida sozinha, adicionando especiarias como o cardamomo, a canela ou até a pimenta preta para auxiliar o processo. Desta forma, o agni estará inteiramente dedicado a este alimento.
Mito.
Os frutos de casca rija (nozes, amêndoas, cajus, avelãs, entre outros) são pesados para a digestão. Partindo da explicação do mito anterior, fruta crua com frutos secos não é uma mistura muito harmoniosa. Se receias ficar com fome só com a fruta, é preferível que separes os vários grupos de alimentos ao longo do dia.
Mito.
A ingestão excessiva de alimentos ricos em gorduras é um dos fatores que bloqueia a entrada de insulina para as células, fazendo com que estas não a possam utilizar. Comprovado por mim, que tenho diabetes tipo I, posso dizer-te que 1-2 dias de reset só a comer fruta fresca é uma das estratégias mais eficazes que tenho para reduzir a resistência das minhas células à insulina. À exceção do abacate e do coco, a fruta não tem praticamente gordura.
Mito ou verdade, depende.
Se combinares múltiplas variedades de fruta mais pesada, pode ser um problema. Na foto deste artigo tenho uma maçã, frutos vermelhos e maracujá que são exemplos de frutas mais leves para a digestão. Lembra-te que uma taça colorida é um arco-íris de vitaminas.
Mito ou verdade, depende.
Se for fruta fresca, não é muito recomendado, pelo facto de tornar a digestão mais difícil e aumentar a fermentação no tubo digestivo. Mas se for fruta cozinhada como no chutney de maçã, torna a tua refeição ainda mais feliz.
Conto contigo para uma bela taça de fruta fresca amanhã ao pequeno-almoço?
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!