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Emagrecimento Rápido vs Emagrecimento Saudável

Emagrecimento Saudável

Roma e Pavia não se fizeram num dia. Quem já experimentou seguir um plano de emagrecimento rápido, sabe bem o significado deste provérbio. E que tal um plano de vida? Uma abordagem holística em que nenhuma célula fica esquecida, respeitando o que o teu corpo realmente precisa, a todos os níveis. Um plano equilibrante tão consciente e tão teu, que vais mesmo querer segui-lo a vida toda. Como consequências poderás esperar:

  • Bem-estar geral, da cabeça aos pés;
  • Peso corporal saudável e estável;
  • Energia constante e contagiante;
  • Memória e concentração de super-herói.

Quando permitimos que a natureza faça o seu papel, a magia acontece. É este o segredo do Ayurveda.

 

Como emagrecer de forma saudável?

Em Ayurveda, o excesso de peso está associado ao agravamento do dosha kapha no corpo. Regido pelos elementos terra e água, kapha pede calor e movimento para se equilibrar não só na alimentação mas também no estilo de vida, por isso, é fulcral a prática de atividade física e a escolha de alimentos leves e quentes. Respondendo ao questionário do dosha predominante vais poder identificar onde reside a tua principal fonte de desequilíbrio neste momento, e definir um fio condutor para te manteres saudável.

 

Segue as indicações seguintes para começares a perder peso e sentir-te cheio(a) de energia.

 

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e ajuda a emagrecer

Um corpo cansado produz mais cortisol para se manter ativo. Está provado cientificamente que esta hormona, produzida pelas glândulas suprarrenais, é um dos responsáveis pela acumulação de gordura abdominal1. Mais importante do que o número de horas de sono, é a rotina criada em torno desta atividade tão vital e tantas vezes subvalorizada. Faz a experiência: durante um mês desperta às 6h e deita-te às 22h, todos os dias, incluindo fins-de-semana. Fico à espera do feedback.

 

Pela tua saúde, mexe-te!

Sabias que quando começas a transpirar de pontos específicos como, por exemplo, as sobrancelhas, atingiste metade da tua capacidade máxima? Por outras palavras, este é o momento em que deves parar sob pena de desgastares o teu precioso corpo. Por isso, relaxa, não te vou recomendar que comeces a treinar para a meia-maratona. Faz uma atividade física que gostes,  conecta-te com o teu corpo, começa o dia com uma caminhada ou uma corrida, respeitando os teus limites. Pratica yoga ou simplesmente alonga ao ritmo de uma melodia relaxante. Faz exercícios abdominais antes das refeições principais de forma a estimulares o metabolismo. O que quer que seja, contraria a estagnação e mexe-te!

 

A maravilha de manter a rotina

Experimenta comer sempre à mesma hora, todos os dias, durante um mês, sem alterar nada na tua alimentação e observa como o teu corpo reage. Um agni (fogo digestivo) equilibrado resulta no correto metabolismo não só das gorduras mas de tudo o que ingerimos.

O teu sistema digestivo tem um ritmo natural. Às 12h, por exemplo, é quando o agni está mais forte, sendo a hora a que ele espera pela refeição mais complexa do dia. O jantar, por outro lado, deve ser leve e estar concluído no mínimo 2 horas antes de te deitares. Além da consistência nos horários, é importante que comas apenas quando tens fome – se chegares a casa cansado(a) e sem apetite, depois de um longo dia de trabalho, o melhor que podes fazer por ti é beber uma infusão calmante e dormir.

 

Dá uma ajuda extra ao teu corpo

O excesso de peso não surge da noite para o dia. Quando o dosha kapha atinge este estado de agravamento, há toda uma inércia e estagnação associadas que podem ser inicialmente difíceis de desbloquear. Mas o Ayurveda tem resposta para tudo incluindo terapias que são praticadas há mais de 4000 anos para o equilíbrio dos doshas. Pinda svedana e udvartana podem ser realizadas sequencialmente na mesma sessão e a sua combinação tem um forte poder desintoxicante, fortalecendo o agni e acelerando o metabolismo. A esfoliação garshana é realizada com luvas de seda, flor de sal e cânfora, estimulando a circulação e reduzindo a camada adiposa.

 

Não excluas nenhum sabor da tua alimentação

O Ayurveda defende que uma refeição completa deve incluir todos os sabores, a serem ingeridos os mais pesados no início e os mais leves no fim da refeição. Quem diria que a sobremesa deveria ser a primeira coisa e a sopa a última? Segue este conselho ayurvédico para tirares o máximo partido do teu agni. É importante frisar que o açúcar e outros produtos refinados devem ser evitados. Mas há alternativas para adicionares o sabor doce à sua refeição, como, por exemplo, a fruta cozinhada ou grãos como a cevada e o millet, que são capazes de manter um nível estável de energia sem aumentar o dosha kapha.

 

Temperar, temperar, temperar

Há suplementos ayurvédicos no mercado que auxiliam o processo de emagrecimento, no entanto, estes não devem constituir a solução pois não os vais tomar para o resto da vida. Habitua-te a temperar os teus pratos, tirando o máximo partido de plantas e especiarias. Descobre, por exemplo, a magia da pimenta preta – um anti-kapha por excelência –, adoça o teu dia com mel puro e cru sem ganhares peso, adiciona sementes de mostarda a todos os seus estufados e deixa-te enfeitiçar pelo poder digestivo dos orégãos. 

 

Acima de tudo, mima-te

Só existe um plano de emagrecimento verdadeiramente milagroso e infalível: o plano de valorização pessoal ou amor-próprio. Um plano que nasce do desejo de estar bem e de ser feliz. Cuida de ti como se do teu bebé se tratasse, escolhendo alimentos que o teu corpo consegue digerir, criando rotinas, fazendo coisas que gostas, partilhando momentos com os que mais amas e, acima de tudo, respeitando o teu corpo porque é o único que tens. 

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Mindfulness Intervention for Stress Eating to Reduce Cortisol and Abdominal Fat among Overweight and Obese Women: An Exploratory Randomized Controlled Study, disponível em europepmc.org

Fotografia por Rawpixel