Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação consulte a nossa política de privacidade e de utilização de cookies.

OK

Emagrecimento Rápido vs Emagrecimento Saudável

Emagrecimento Saudável

Roma e Pavia não se fizeram num dia. Quem já experimentou seguir um plano de emagrecimento rápido, sabe bem o significado deste provérbio. E que tal um plano de vida? Uma abordagem holística em que nenhuma célula fica esquecida, respeitando o que o seu corpo realmente precisa, a todos os níveis. Um plano equilibrante tão consciente e tão seu, que vai mesmo querer segui-lo a vida toda. Como consequências poderá esperar:

  • Bem-estar geral, da cabeça aos pés;
  • Peso corporal saudável e estável;
  • Energia constante e contagiante;
  • Memória e concentração de super-herói.

Quando permitimos que a natureza faça o seu papel, a magia acontece. É este o segredo do Ayurveda.

 

Como emagrecer de forma saudável?

Em Ayurveda, o excesso de peso está associado ao agravamento do dosha kapha no corpo. Regido pelos elementos terra e água, kapha pede calor e movimento para se equilibrar não só na alimentação mas também no estilo de vida, por isso, é fulcral a prática de atividade física e a escolha de alimentos leves e quentes. Apesar das atenções estarem frequentemente dirigidas para o desequilíbrio, é importante estar familiarizado com o seu dosha predominante, ou prakriti, pois este será o seu fio condutor para se manter saudável.

 

Siga as indicações seguintes para começar a perder peso e sentir-se cheio de energia.

 

Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e ajuda a emagrecer

Um corpo cansado produz mais cortisol para se manter ativo. Está provado cientificamente que esta hormona, produzida pelas glândulas suprarrenais, é um dos responsáveis pela acumulação de gordura abdominal1. Mais importante do que o número de horas de sono, é a rotina criada em torno desta atividade tão vital e tantas vezes subvalorizada. Faça a experiência: durante um mês desperte às 6h e deite-se às 22h, todos os dias, incluindo fins-de-semana. Fico à espera do feedback.

 

Pela sua saúde, mexa-se!

Sabia que quando começa a transpirar de pontos específicos como, por exemplo, as sobrancelhas, atingiu metade da sua capacidade máxima? Por outras palavras, este é o momento em que deve parar sob pena de desgastar o seu precioso corpo. Por isso, relaxe, não lhe vou recomendar que comece a treinar para a meia-maratona. Faça uma atividade física que goste,  conecte-se com o seu corpo, comece o dia com uma caminhada ou uma corrida, respeitando os seus limites. Pratique yoga ou simplesmente alongue ao ritmo de uma melodia relaxante. Faça exercícios abdominais antes das refeições principais de forma a estimular o metabolismo. O que quer que seja, contrarie a estagnação e mexa-se!

 

A maravilha de manter a rotina

Experimente comer sempre à mesma hora, todos os dias, durante um mês, sem alterar nada na sua alimentação e observe como o seu corpo reage. Um agni (fogo digestivo) equilibrado resulta no correto metabolismo não só das gorduras mas de tudo o que ingerimos.

O seu sistema digestivo tem um ritmo natural. Às 12h, por exemplo, é quando o agni está mais forte, sendo a hora a que ele espera pela refeição mais farta do dia. O jantar, por outro lado, deve ser leve e estar concluído no mínimo 2 horas antes de se deitar. Além da consistência nos horários, é importante que coma apenas quando tem fome – se chegar a casa cansado e sem apetite, depois de um longo dia de trabalho, o melhor que pode fazer por si é beber uma infusão calmante e dormir.

 

Dê uma ajuda extra ao seu corpo

O excesso de peso não surge da noite para o dia. Quando o dosha kapha atinge este estado de agravamento, há toda uma inércia e estagnação associadas que podem ser inicialmente difíceis de desbloquear. Mas o Ayurveda tem resposta para tudo incluindo terapias que são praticadas há mais de 4000 anos para o equilíbrio dos doshas. Pinda svedana e udvartana podem ser realizadas sequencialmente na mesma sessão e a sua combinação tem um forte poder desintoxicante, fortalecendo o agni e acelerando o metabolismo. A esfoliação garshana é realizada com luvas de seda, flor de sal e cânfora, estimulando a circulação e reduzindo a camada adiposa.

 

Não exclua nenhum sabor da sua alimentação

O Ayurveda defende que uma refeição completa deve incluir todos os sabores, a serem ingeridos por esta ordem – doce, ácido, salgado, picante, amargo, adstringente. Quem diria que a sobremesa deveria ser a primeira coisa e a salada a última? Siga este conselho ayurvédico para tirar o máximo partido do seu agni. É importante frisar que o açúcar e outros produtos refinados devem ser evitados. Mas há alternativas para adicionar o sabor doce à sua refeição, como, por exemplo, o centeio e o trigo sarraceno que são capazes de manter um nível estável de energia sem aumentar o dosha kapha.

 

Temperar, temperar, temperar

Há suplementos ayurvédicos no mercado que auxiliam o processo de emagrecimento, no entanto, estes não devem constituir a solução pois não os vai tomar para o resto da vida. Habitue-se a temperar os seus pratos, tirando o máximo partido de plantas e especiarias. Descubra, por exemplo, a magia da pimenta preta – um anti-kapha por excelência –, adoce o seu dia com mel puro e cru sem ganhar uns quilos extra, adicione sementes de mostarda a todos os seus estufados e deixe-se enfeitiçar pelo poder digestivo dos orégãos. 

 

Acima de tudo, mime-se

Só existe um plano de emagrecimento verdadeiramente milagroso e infalível: o plano de valorização pessoal ou amor-próprio. Um plano que nasce do desejo de estar bem e de ser feliz. Cuide de si como se do seu bebé se tratasse, escolhendo alimentos que o seu corpo consegue digerir, criando rotinas, fazendo coisas que gosta, partilhando momentos com os que mais ama e, acima de tudo, respeitando o seu corpo porque é o único que tem. 

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Mindfulness Intervention for Stress Eating to Reduce Cortisol and Abdominal Fat among Overweight and Obese Women: An Exploratory Randomized Controlled Study, disponível em europepmc.org

Fotografia por Rawpixel