À medida que idealizava como seria este artigo, atingia-me uma certa nostalgia. Estamos a chegar ao fim da série Ayurveda Passo a Passo e eu sinto que a criação da rotina é o ponto em que todos os passos de que te falei até agora se encontram. Afinal, a preservação da saúde é um trabalho diário.
Recapitulando o que aprendeste até agora:
Neste artigo, partilho contigo a importância da rotina, à luz do Ayurveda e da Neurociência, e dou-te algumas dicas para criares a tua própria rotina.
Tal como foste aprendendo ao longo desta série, o Ayurveda atribui uma importância muito significativa à rotina diária, especialmente, no que respeita aos pilares da nutrição e do sono. Mesmo quando os seres humanos ainda não sabiam o que são células e que estas estão programadas para seguirem ritmos alinhados com o sol, já se constatava o impacto positivo para a saúde de se ter uma rotina. O Ayurveda defende que todos os seres vivos partilham a mesma constituição cósmica, mais concretamente os cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, e que viver em alinhamento com os ciclos da Natureza é o normal e que não há razão que justifique fazer diferente.
Os três doshas – vata, pitta e kapha – estão mais ou menos ativos consoante o período do dia. Para ficares com uma ideia visual deste relógio biológico, partilho contigo uma das ilustrações do Curso Ayurveda Online feita pela designer Susana Jesus:
Quando o corpo se ajusta a uma rotina diária e aprende a contar com isso, o sistema nervoso pode relaxar.1 Quando crias uma rotina que repetes diariamente, esta torna-se automática, o que significa que o teu cérebro irá usar cada vez menos energia para executar essa(s) tarefa(s) – este é o lado bom do piloto automático. E se tirássemos partido da nossa neurobiologia e convertêssemos o piloto automático no nosso embaixador de saúde?
A energia com que começas o teu dia tem uma grande influência na forma como este se desenrola. Por esta razão, o Ayurveda insiste tanto na rotina matinal – começar o dia com um corpo limpo, nutrido e relaxado é como criar anticorpos para os desafios que podem surgir.
A rotina matinal ayurvédica é bastante extensa e pode não se adaptar a todos os estilos de vida. O que recomendo sempre é que, se não conseguires fazer tudo, faças uma escolha consciente dos passos que te poderão beneficiar mais em cada momento. A rotina completa inclui:
Não te esqueças de reservar um momento de silêncio de manhã para “limpar” também a mente. Desperta dentro de ti antes de despertares para o mundo.
A rotina noturna é, em boa verdade, uma preparação para a rotina matinal, isto é, um conjunto de práticas que te permitem ter um sono mais reparador e acordar com mais energia para limpares o teu corpo eficazmente. Além de uma boa higiene do sono, reforço estes quatro passos da rotina noturna:
Para que não fiques sem ideias do que fazer entre jantar e deitar, deixo-te alguns exemplos:
Recordo-me de quando comecei a aprender a rotina matinal ayurvédica e do quão cansada ficava só de pensar em todos os passos que tinha de fazer. Introduzi um de cada vez e hoje já nem consigo imaginar a minha rotina matinal sem eles.
Além da consistência, pois sem ela não vais muito longe na criação de uma rotina, o mais importante é começares do ponto em que te encontras agora. Por exemplo, se te queres começar a deitar às 22:00, constrói essa rotina a partir da hora a que te deitas atualmente, que pode ser 23:00, 00:00 ou 2:00. Vais escalando o horário 15-20 minutos de cada vez até que o teu corpo se sinta preparado para se deitar à hora pretendida. Se não for assim, o choque da mudança terá mais malefícios do que benefícios!
Outra recomendação que te dou para construíres a tua rotina é começares pelo que for mais fácil para ti. Se tentares pôr tudo em prática de uma só vez, vais sentir-te assoberbado(a) e ao fim de uma semana estarás pior do que quando começaste. Escolhe apenas um novo hábito, um que consideres prioritário. Integra-o no teu dia a dia e sem expectativas – o teu corpo saberá o que fazer com ele. Quando te sentires preparado(a), escolhe outro e assim sucessivamente. Eu comecei com a raspagem da língua, depois a água quente em jejum e, mais tarde, introduzi o jala neti. Outras práticas, tais como a meditação e o exercício físico, foram surgindo a seu tempo.
No próximo artigo, encerramos esta série com um tema que me é muito querido: a conexão com a Natureza. Até lá, já podes reservar a tua vaga na próxima edição do Curso Ayurveda Online :)
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
1 - Balance Your Hormones, Balance Your Life, mais informação disponível em goodreads.com
Ler os artigos anteriores desta série:
1. Ayurveda Passo a Passo
2. Observa o teu Corpo
3. Descobre os Doshas
4. Conhece a tua Digestão
5. Liberta-te das Toxinas
6. Aumenta a tua Imunidade
7. Cuida da tua Energia
8. Pratica Exercício Físico
9. Dorme sobre o Assunto
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!