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Cria uma Rotina

Cria uma rotina
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À medida que idealizava como seria este artigo, atingia-me uma certa nostalgia. Estamos a chegar ao fim da série Ayurveda Passo a Passo e eu sinto que a criação da rotina é o ponto em que todos os passos de que te falei até agora se encontram. Afinal, a preservação da saúde é um trabalho diário.

 

Recapitulando o que aprendeste até agora:

  1. A auto-observação é o primeiro passo para te conheceres melhor. Reserva um momento para estares contigo após acordares, nem que sejam apenas cinco minutos. Fecha os olhos, respira conscientemente e observa como te sentes. Lê o artigo Observa o teu Corpo;
  2. A predominância dos doshas e respetivas qualidades variam ao longo do dia. Gere a tua rotina com base neste “relógio” para te aproximares cada vez mais do equilíbrio pleno. Lê o artigo Descobre os Doshas;
  3. A tua digestão é o principal motor da máquina fantástica que habitas, o teu corpo. Segue as dicas que te dei para tornares a tua digestão mais harmoniosa e sente a mudança a acontecer. Lê o artigo Conhece a tua Digestão;
  4. Não tens de fazer programas de detox loucos para te sentires mais leve. Este processo já acontece naturalmente através dos teus produtos de excreção. Aprende a otimizá-lo. Lê o artigo Liberta-te das Toxinas;
  5. A força do teu sistema imunitário não depende de suplementos vitamínicos. Cuida de ti com carinho, nutre o teu intestino, dorme bem e relaxa mais – a tua imunidade vai agradecer. Lê o artigo Aumenta a tua Imunidade;
  6. A energia é universal e flui para onde nós a direcionamos. Cria um sistema energético sustentável na tua vida, no qual equilibras o que dás e o que recebes. Lê o artigo Cuida da tua Energia;
  7. A prática de exercício físico é muito importante para manter os doshas em equilíbrio. Não te esqueças de incluir esta prática na tua rotina diária. Lê o artigo Pratica Exercício Físico;
  8. O sono é um dos pilares da vida e está, provavelmente, ligado à causa e à cura de todos os males modernos. Não descures esta necessidade fisiológica tão importante. Lê o artigo Dorme Sobre o Assunto.

 

Neste artigo, partilho contigo a importância da rotina, à luz do Ayurveda e da Neurociência, e dou-te algumas dicas para criares a tua própria rotina.

 

 

A importância da rotina

Tal como foste aprendendo ao longo desta série, o Ayurveda atribui uma importância muito significativa à rotina diária, especialmente, no que respeita aos pilares da nutrição e do sono. Mesmo quando os seres humanos ainda não sabiam o que são células e que estas estão programadas para seguirem ritmos alinhados com o sol, já se constatava o impacto positivo para a saúde de se ter uma rotina. O Ayurveda defende que todos os seres vivos partilham a mesma constituição cósmica, mais concretamente os cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra –, e que viver em alinhamento com os ciclos da Natureza é o normal e que não há razão que justifique fazer diferente.

 

Os três doshasvata, pitta e kapha – estão mais ou menos ativos consoante o período do dia. Para ficares com uma ideia visual deste relógio biológico, partilho contigo uma das ilustrações do Curso Ayurveda Online feita pela designer Susana Jesus:

Doshas Ayurveda

 

Quando o corpo se ajusta a uma rotina diária e aprende a contar com isso, o sistema nervoso pode relaxar.1 Quando crias uma rotina que repetes diariamente, esta torna-se automática, o que significa que o teu cérebro irá usar cada vez menos energia para executar essa(s) tarefa(s) – este é o lado bom do piloto automático. E se tirássemos partido da nossa neurobiologia e convertêssemos o piloto automático no nosso embaixador de saúde?

 

 

Rotina matinal

A energia com que começas o teu dia tem uma grande influência na forma como este se desenrola. Por esta razão, o Ayurveda insiste tanto na rotina matinal – começar o dia com um corpo limpo, nutrido e relaxado é como criar anticorpos para os desafios que podem surgir.

 

A rotina matinal ayurvédica é bastante extensa e pode não se adaptar a todos os estilos de vida. O que recomendo sempre é que, se não conseguires fazer tudo, faças uma escolha consciente dos passos que te poderão beneficiar mais em cada momento. A rotina completa inclui:

  1. Despertar – tal como vimos no artigo anterior, o Ayurveda recomenda despertar no Brahma muhurta, que é o período que corresponde aos 96 minutos que antecedem o nascer do sol;
  2. Eliminar fezes e urina – para algumas pessoas evacuar logo de manhã pode ser desafiante. Nesse caso, beber água quente em jejum e seguir as dicas para um intestino saudável que partilhei no artigo Aumenta a tua Imunidade podem ajudar;
  3. Purificar os olhos – lavar o rosto sempre com água fria, pois os olhos não “gostam” de calor;
  4. Limpar a boca – incluir a raspagem da língua para remover as toxinas que se acumulam durante a noite;
  5. Limpar o nariz – também conhecida como jala neti, esta limpeza é feita com água salgada;
  6. Praticar exercício físico – no artigo Pratica Exercício Físico tens muitas dicas de exercícios rápidos que podes incluir na tua rotina matinal;
  7. Fazer automassagem – com um óleo natural, tal como o azeite. Tenho um artigo neste blog inteiramente dedicado à prática da automassagem;
  8. Esfoliar o corpo – no Ayurveda, esta prática é feita com recurso a pós que, geralmente, têm como base a farinha de grão;
  9. Tomar banho – se tiveres feito a automassagem, não laves todo o corpo com sabão para que a tua pele se mantenha hidratada com o óleo que aplicaste.

 

Não te esqueças de reservar um momento de silêncio de manhã para “limpar” também a mente. Desperta dentro de ti antes de despertares para o mundo.

 

 

Rotina noturna

A rotina noturna é, em boa verdade, uma preparação para a rotina matinal, isto é, um conjunto de práticas que te permitem ter um sono mais reparador e acordar com mais energia para limpares o teu corpo eficazmente. Além de uma boa higiene do sono, reforço estes quatro passos da rotina noturna:

  • Janta, pelo menos, três horas antes de te deitares para que o teu corpo tenha tempo de processar tudo até lá. Se não conseguires, opta por jantar alimentos líquidos, tais como a sopa;
  • Não pratiques exercício físico à noite sob pena do teu cérebro não conseguir sair do estado de vigília e o teu corpo não conseguir abrandar o ritmo quando precisares de ter um sono reparador;
  • Evita luzes altas e ecrãs a partir do pôr do sol de forma a não inibires a produção de melatonina, a hormona da noite;
  • Quando escolheres a hora de deitar, considera o número de horas de que precisas de dormir para acordares recuperado(a).

 

Para que não fiques sem ideias do que fazer entre jantar e deitar, deixo-te alguns exemplos:

  • Dá uma volta ao quarteirão depois do jantar;
  • Acende velas pela casa, criando um ambiente romântico e relaxado;
  • Escreve no teu diário ou pratica meditação, ajudar-te-á a processar as emoções do dia;
  • Cria uma lista de tarefas para o dia seguinte com expectativas reais;
  • Toma um duche quente;
  • Lê um livro;
  • Bebe um chá de alfazema apenas se souberes que isso não te faz acordar para urinar.

 

 

Cria a tua rotina

Recordo-me de quando comecei a aprender a rotina matinal ayurvédica e do quão cansada ficava só de pensar em todos os passos que tinha de fazer. Introduzi um de cada vez e hoje já nem consigo imaginar a minha rotina matinal sem eles.

 

Além da consistência, pois sem ela não vais muito longe na criação de uma rotina, o mais importante é começares do ponto em que te encontras agora. Por exemplo, se te queres começar a deitar às 22:00, constrói essa rotina a partir da hora a que te deitas atualmente, que pode ser 23:00, 00:00 ou 2:00. Vais escalando o horário 15-20 minutos de cada vez até que o teu corpo se sinta preparado para se deitar à hora pretendida. Se não for assim, o choque da mudança terá mais malefícios do que benefícios!

 

Outra recomendação que te dou para construíres a tua rotina é começares pelo que for mais fácil para ti. Se tentares pôr tudo em prática de uma só vez, vais sentir-te assoberbado(a) e ao fim de uma semana estarás pior do que quando começaste. Escolhe apenas um novo hábito, um que consideres prioritário. Integra-o no teu dia a dia e sem expectativas – o teu corpo saberá o que fazer com ele. Quando te sentires preparado(a), escolhe outro e assim sucessivamente. Eu comecei com a raspagem da língua, depois a água quente em jejum e, mais tarde, introduzi o jala neti. Outras práticas, tais como a meditação e o exercício físico, foram surgindo a seu tempo.

 

No próximo artigo, encerramos esta série com um tema que me é muito querido: a conexão com a Natureza. Até lá, já podes reservar a tua vaga na próxima edição do Curso Ayurveda Online. As aulas começam no dia 15 de janeiro de 2023 :)

 

Formulário de inscrição

 

Com amor,
Mafalda


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.

1 - Balance Your Hormones, Balance Your Life, mais informação disponível em goodreads.com

Ler os artigos anteriores desta série:
1. Ayurveda Passo a Passo
2. Observa o teu Corpo
3. Descobre os Doshas
4. Conhece a tua Digestão
5. Liberta-te das Toxinas
6. Aumenta a tua Imunidade
7. Cuida da tua Energia
8. Pratica Exercício Físico
9. Dorme sobre o Assunto

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