Se não consideras sensato ingerir nenhum dos teus cremes, loções ou óleos corporais, eu terei todo o gosto em partilhar contigo mais sobre o impacto que aquilo que colocas na tua pele tem na tua digestão. O Doutor Vasant Lad levou este conhecimento ao extremo e escreveu numa das suas obras que nunca deveríamos colocar na nossa pele o que não colocaríamos na nossa boca1.
Aprende a cuidar naturalmente da tua pele sem perturbar a tua digestão, cujo desequilíbrio é um dos principais fatores de envelhecimento precoce.
Através de adaptações no estilo de vida, incluindo a alimentação, o Ayurveda tem como objetivo máximo fortalecer o processo digestivo, pois uma boa digestão gera pessoas saudáveis e, consequentemente, felizes.
Uma das possíveis traduções da palavra agni (sânscrito) é capacidade digestiva. No entanto, o agni refere-se a muito mais do que o processo de transformação que ocorre entre a boca e o ânus. Todos os dias somos sujeitos a estímulos, pessoas, ambientes e emoções que também têm de ser digeridos. Os produtos que aplicamos na nossa pele não ficam fora desta lista.
Moral da história: não fragilizes o teu agni desnecessariamente com produtos químicos que poderias evitar. Opta pela cosmética natural com produtos que (quase) poderias colocar na tua boca.
As dicas que se seguem abrangem alguns cuidados que eu considero indispensáveis no dia a dia. Felizmente, o comércio de produtos naturais e artesanais é cada vez maior em Portugal e basta, na maioria das vezes, usar um motor de busca online para encontrar o que procuramos.
O mercado está inundado de produtos anti-ageing dispendiosos não só para a carteira como para a saúde. A minha amiga e anteriormente professora, Michele Pó, teve a gentileza de partilhar comigo uma fórmula simplesmente incrível que mudou a minha pele:
Mistura na palma da mão ambos os ingredientes, em partes iguais, e massaja o rosto até que a pele absorva completamente.
Se tiveres uma pele muito sensível, podes substituir o óleo de argão pelo de grainha de uva. Seja qual for a tua opção, procura um óleo extraído a frio, com certificação biológica e, de preferência, proveniente de comércio justo e solidário (fair trade).
Para todas as idades e em todas as ocasiões, se queres uma pele jovem, hidratada e naturalmente fragrante, faz uma automassagem ayurvédica diariamente. Deves aplicar o óleo antes do banho e depois passar apenas água morna ou quente.
Se sentires necessidade de lavar alguma zona específica do corpo, sugiro a utilização de sabonetes artesanais fabricados com produtos naturais.
Não menos importante, o cuidado do cabelo é o menos impactante na saúde do agni. Isto porque, ao contrário dos cremes e loções corporais, o champô é enxaguado com água não permanecendo assim na pele até ao próximo banho.
Ainda assim, se pudermos reduzir ao máximo o contacto desnecessário com produtos químicos nocivos para a saúde, melhor. Há cada vez mais opções alternativas, entre elas os champôs sólidos que ganham pontos extra por serem amigos do ambiente.
Todos queremos um desodorizante eficaz. Confesso que esta parte da cosmética natural é a mais desafiante para mim. Já experimentei muitas marcas e quase nenhuma foi satisfatória. Um dia, a querida Teresa da Terra Viva Sabonetes, ofereceu-me uma amostra de um dos seus desodorizantes, o de alfazema. É incrivelmente eficaz, fiquei fã.
Lembra-te que a beleza vem de dentro, não só das boas ações connosco e com os outros, mas também da saúde interior. Cuida do teu agni, sente-te lindo(a) e vive feliz.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies, mais informação disponível em books.google.pt
Fotografia por Chelsea Shapouri