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Controlar a Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar

A minha relação com a comida sempre foi um tópico sensível na minha vida. Comecei pela anorexia, na adolescência, e mais tarde passei para a compulsão alimentar. Dois pontos aparentemente opostos, mas que já me ensinaram tanto sobre mim.

A ferramenta mais revolucionária de todo o meu processo terapêutico foi o questionamento. Neste vídeo, partilho contigo que ferramenta é esta e de que forma é que me ajudou.

Convido-te a seguires estes passos dá próxima vez que sentires que um episódio de compulsão está prestes a começar:

  1. Questiona-te porquê. Poderás estar a sentir-te frustrado(a) com algo ou então estar perante um desafio que te tira completamente da tua zona de conforto;
  2. Avalia os prós e os contras. Encher a barriga não te vai resolver o problema;
  3. Procura outro tipo de conforto. Sugiro que cries uma lista de coisas que te dão prazer (ler, tomar um duche quente, apanhar sol, pintar, dançar, caminhar na natureza, etc.) e que recorras a ela sempre que estiveres perante um episódio de compulsão.

Criar novos hábitos e rotinas requer tempo de adaptação do corpo, por isso, não desistas. A dedicação é a chave.

Escolhe sempre ser a tua melhor versão. Um dia, quando deres conta, estarás a ler um livro num momento de angústia ou a tomar um duche quente depois de um dia stressante (em vez de te empanturrares em comida). Comigo foi assim.

Revê este vídeo sempre que precisares de inspiração para não desistir e partilha com quem esteja a passar pelo mesmo.

Juntos(as) vamos curar o mundo :)

Com amor,
Mafalda