Se tivesse de escolher apenas um adjetivo para caracterizar o inverno, esse seria frio. Por esta razão, não há tantas trocas de calor com o meio e o nosso fogo interno aumenta - o agni (fogo digestivo) fica mais forte – ainda bem que o Natal é em dezembro.
De janeiro a julho, a força interior do Homem diminui, acompanhando os dias cada vez mais longos e quentes. No segundo semestre, as temperaturas ficam gradualmente mais baixas e o Homem mais forte, com um fogo digestivo cada vez mais eficaz1. Ambos os períodos são caracterizados por alterações sazonais que originam as seis estações do ano ayurvédicas:
Cada um dos seis sabores descritos em nutrição ayurvédica ganha especial força na respetiva estação, sendo, por isso, a altura ideal para os consumir e fazer preparados medicinais. Na primeira metade do inverno, por exemplo, o sabor mais potente é o doce, que tem uma qualidade pesada. É também nesta estação que temos maior capacidade digestiva, isto é, que o agni está mais apto para digerir alimentos pesados – curiosamente, a natureza presenteia-nos com abóboras, batata doce e abacates, entre outros alimentos.
Com os elementos terra e água, o dosha kapha predomina na segunda metade do inverno, que tende a ser mais húmida e chuvosa do que a primeira. O sabor amargo é o mais potente nesta estação e também o mais equilibrante, pois tem qualidades opostas a kapha.
Apesar dos dias curtos, frios e húmidos, é possível tirar o máximo partido desta estação e manter o corpo em equilíbrio. Aprende a ajustar a tua rotina e sente-te revitalizado(a), mesmo nos dias mais escuros.
Apesar de fria, shishira é uma estação húmida, pelo que vata, que é governado pela leveza e pela secura, tende a ficar mais equilibrado do que na estação anterior. À medida que se aproxima a transição para a primavera, os dias ficam gradualmente mais quentes e vata cada vez mais equilibrado.
Quando sentires as qualidades deste dosha mais presentes em ti, reduz o ritmo. Aproveita para concluir assuntos pendentes e cuidar de ti. As primeiras semanas da estação, quand o frio se faz sentir, podem ser mais desafiantes. Inclui estas práticas na tua rotina para te ajudar:
Com as temperaturas mais baixas do inverno, pitta tende a ficar mais equilibrado. É, de facto, bastante favorável aproveitar as temperaturas baixas desta estação para fazer mais atividades ao ar livre, tais como caminhar ou correr, sempre sem exceder os teus limites.
Citando a sabedoria popular, nem tudo na vida são rosas. Com o aumento do calor interno durante o inverno, o agni (fogo digestivo) aumenta. A digestão pode tornar-se tão forte que gera desconforto. Felizmente a sabedoria ancestral ayurvédica brinda-nos com soluções para (quase) tudo. Se sentires que o teu fogo digestivo está muito forte:
Uma vez que kapha tem as qualidades da estação, no inverno pode surgir alguma letargia e sensação de peso. A boa notícia é que podes reverter esta tendência mantendo-te ativo(a) e quente, e optando por alimentos quentes. Algumas práticas que te vão ajudar caso te sintas muito parado(a):
Abraça o inverno como a estação mais reconfortante do ano, deixa-te envolver no cheiro a terra molhada e aproveita o calor do lar nos dias mais frios. Vais ver que esta ainda se vai tornar na tua estação do ano preferida.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!