O período mágico que antecede o alvorecer foi descrito no Ayurveda como Brahma muhurta. Neste artigo, partilho contigo a sabedoria e o impacto deste período divino na nossa saúde.
Na religião hindu, Brahma é considerado o Deus criador do Universo. Em sânscrito, a palavra muhurta significa momento ou hora. Brahma muhurta é a hora do Deus criador e corresponde aos 96 minutos que antecedem o nascer do sol.1 Plim!
Segundo Vagbhata, uma pessoa saudável que deseje proteger a sua saúde deve levantar-se da cama no Brahma muhurta.
Todos os processos fisiológicos seguem um ritmo único e perfeitamente alinhado com a Natureza. Temos ritmos internos mais lentos, alinhados com as estações do ano, por exemplo, e ritmos mais curtos, como é o caso do ritmo circadiano (do latim circa, cerca, e diem, dia) que dura cerca de 24 horas.
O ritmo circadiano é como um relógio biológico que regula não só o sono, mas também a fome, a temperatura, a produção de hormonas, entre outros.2 A principal protagonista na regulação deste ritmo é a melatonina, hormona produzida pela glândula pineal (epífise). A produção de melatonina aumenta quando está escuro, induzindo o sono, e diminui quando há luz. Por esta razão, o uso do telemóvel/tablet, da televisão e do computador depois do pôr-do-sol e antes do amanhecer confunde a glândula pineal e desregula o ritmo circadiano.
Numa pessoa saudável, a concentração de melatonina no sangue decresce gradualmente ao longo da madrugada, permitindo um despertar suave e natural um pouco antes do nascer do sol. Acordar no Brahma muhurta permite (re)calibrar os processos fisiológicos internos e o nosso alinhamento com os ritmos da Natureza. É o momento do dia em que “damos corda” ao nosso relógio biológico.
Segundo o Ayurveda, despertar neste período pacifica vata, um dosha conhecido pela sua influência na atividade mental excessiva, entre outras coisas. Por este motivo, o Brahma muhurta é descrito em alguns textos como um período auspicioso que aguça o intelecto e remove os obstáculos à espiritualidade.1 Por consequência, melhora a memória e abre espaço para a resolução de problemas complexos. Uma hora preciosa para neutralizar os sentidos e preparar a psique para o novo dia.
De acordo com os tratados clássicos do Ayurveda, o dosha vata em desequilíbrio é o principal agente de envelhecimento precoce no nosso organismo. Despertar no Brahma muhurta pacifica o dosha vata. Está tudo dito.
Somos todos feitos de poeira de estrelas (Carl Sagan). A energia divina, ou cósmica, conforme lhe queiras chamar, está presente em tudo o que existe, incluindo a mais pequena célula do teu corpo. Se antes do amanhecer é a hora de Brahma, então todas as tuas células, permeadas da inteligência universal que as caracteriza, estão no seu auge de vitalidade e harmonia.
O nome endorfina deriva das palavras endógeno e morfina, isto é, são hormonas com uma ação analgésica semelhante à da morfina, mas não criam dependência e são naturalmente produzidas pelo nosso organismo em resposta a certos estímulos, tais como o exercício físico, o sexo e a ingestão de alimentos. Estas mensageiras químicas, produzidas pela glândula pituitária, são também conhecidas como as hormonas da felicidade.
Alguns autores referem que durante o Brahma muhurta há um pico de produção de endorfinas.1 Além do seu efeito analgésico, estas hormonas reduzem os níveis sanguíneos de cortisol (a hormona do stress) e contribuem para a libertação de dopamina a um nível capaz de aumentar a capacidade de aprendizagem até 37%.3
O objetivo desta prática diária é que te sintas bem, com vitalidade e totalmente recetivo(a) à energia cósmica. Não é suposto sentires sono, dor ou vontade de voltar para a cama. Assim, a preparação para o Brahma muhurta deve começar no dia anterior.
Quando uma refeição não é bem digerida, gera-se toxicidade. Essa toxicidade acumula-se em várias zonas do corpo, entre elas, os intestinos, as articulações e o cérebro. Para usufruir dos benefícios do Brahma muhurta, o corpo deve estar livre de toxicidade.
A partir das 18:00, o nosso fogo digestivo torna-se mais lento, pelo que o jantar deve ser naturalmente mais leve (isento de carne e peixe, por exemplo). Tomar a última refeição do dia 3 horas antes de deitar, pelo menos, é fundamental.
Estamos naturalmente alinhados com a Natureza. À medida que nos aproximamos do final do dia, o nosso corpo vai desacelerando até se sentir, enfim, preparado para dormir e regenerar. A prática de atividade física é a antítese de desacelerar.
O exercício físico tem inúmeros benefícios para a saúde. Respeitar o ritmo circadiano também. Se costumas exercitar à noite, sugiro que consideres começar a fazê-lo de manhã.
Depois do sol de pôr, evita acender as luzes altas e olhar para ecrãs com luzes fortes (telemóvel, tablet, computador, televisão, etc.). Cria um ambiente calmo e relaxado, propício à produção de melatonina.
Se o teu corpo não está habituado a esta rotina, poderá ser desafiante ir para a cama tão cedo. O melhor remédio é acertar o despertador, “sofrer” um bocadinho nos primeiros dias, não compensar com sestas durante a tarde e, gradualmente, ir para a cama mais cedo. A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa, sugiro que fiques atento(a) e ajustes a hora de deitar conforme a tua necessidade individual.
Ao criares uma rotina de deitar e despertar, que inclua os fins-de-semana, estás a acertar o teu ritmo circadiano. Quando menos esperares, estarás de olhos bem abertos e cheio(a) de energia mesmo antes do teu despertador tocar!
Acordar para fazermos algo por nós, que nos dê prazer, eleva a nossa vibração (e quem vibra em frequências altas atrai frequências altas). Escolhe fazer no Brahma muhurta o que mais te apaixona e o que te conecta com a tua essência.
Eu acordo para observar, sentir, cheirar e captar partículas de Deus (ou poeira de estrelas, como lhes queiras chamar), de preferência no bosque. Despertar quando a Terra ainda dorme tem sido uma das práticas mais reveladoras para mim nos últimos anos. O Brahma muhurta é um momento mágico e permeado de insights valiosos que vivem dentro de nós e para os quais nem sempre temos ‘silêncio’ suficiente para ouvir.
Amanhã às 6:00?
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
Fotografia do relógio por Yaniv Knobel.