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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Setembro

Alimentação ayurvédica

Muito se fala este mês sobre voltar à rotina e, para uma grande da parte da população, o cenário é este:

  • Os filhos iniciam um novo ano escolar;
  • Os pais retomam as responsabilidades profissionais;
  • A alimentação saudável, há muito esquecida, volta a desempenhar um papel importante no dia a dia;
  • A prática de exercício físico ganha a máxima prioridade, pois a balança parece ter avariado durante as férias.

 

Para te ajudar, o mês de setembro oferece-te alimentos ricos em vitamina C e ferro tais como os espinafres, as romãs e os tomates, entre outros.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha vata

Abóbora, alho-francês, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amêndoas, amoras pretas e brancas, batata doce, beldroegas, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha, limão, maçã, maracujá, marmelo, melão, meloa, nectarina, nozes, pepino, pera, pêssego, romã e uva branca.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha pitta

Abóbora, alface, alho-francês, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, batata doce, beldroegas, brócolos, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão, maçã, marmelo doce, melancia, melão, meloa, milho, pepino, pera, pimento, romã, uva branca e preta.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha kapha

Alface, alho-francês, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, maracujá, marmelo, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, romã, uva branca e preta. 

 

 

Receita ayurvédica: sumo de romã e tâmaras

A acumulação e agravamento de doshas em diferentes estações do ano é um processo natural que ocorre ciclicamente. O aumento da temperatura da terra durante o verão provoca uma acumulação do dosha pitta no organismo que tende a agravar-se à medida que nos aproximamos do outono. Surge, assim, a necessidade de arrefecer.

 

Verdadeiramente refrescante e nutritivo é o sumo de romã, tâmaras e uvas-passas que tem por objetivo pacificar o dosha pitta e nutrir kapha. Por esta razão, é indicado para casos de fadiga muscular, falta de força, anemia e após períodos menstruais intensos.

 

Ingredientes:

  • 1 romã;
  • 8 tâmaras medjool;
  • 1 punhado de uvas-passas;
  • 1L de água acabada de ferver.

 

Preparação:

  1. Descaroça as tâmaras e esmaga-as, juntamente com as uvas-passas, numa taça;
  2. Adiciona-lhes a água, envolve e deixa repousar enquanto descascas a romã;
  3. Junta as sementes da romã à mistura anterior e tritura tudo muito bem num liquidificador;
  4. Coa e deixa arrefecer o sumo para o beberes à temperatura ambiente;
  5. Opção 1: cozinha a polpa do sumo com um bocadinho de ghee numa frigideira, é delicioso;
  6. Opção 2: prepara uma infusão com a casca da romã, ajuda a baixar a tensão arterial.

 

O teu corpo não tira férias. Está sempre a trabalhar para se manter funcional mesmo quando as suas necessidades básicas são ignoradas. Pela tua saúde, pensa nisto.

 

Com amor,
Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

Fotografia por Laura Beutner.