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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Setembro

Alimentação ayurvédica

Muito se fala este mês sobre voltar à rotina e, para uma grande da parte da população, o cenário é este:

  • Os filhos iniciam um novo ano escolar;
  • Os pais retomam as responsabilidades profissionais;
  • A alimentação saudável, há muito esquecida, volta a desempenhar um papel importante no dia a dia;
  • A prática de exercício físico ganha a máxima prioridade pois a balança parece ter avariado durante as férias.

 

Para o ajudar, o mês de setembro traz-lhe alimentos ricos em vitamina C e ferro tais como os espinafres, as romãs e os tomates, entre outros.

 

Conheça quais as frutas e legumes de setembro mais adequados a cada dosha e volte à rotina cheio de energia e com o máximo de conforto digestivo.

 

 

Dosha vata

Abóbora, alho-francês (cozinhado), ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amêndoas1, amoras pretas e brancas, batata doce, beldroegas, brócolos1, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre1, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha1, limão, maçã1, maracujá, marmelo1, melão, meloa, nectarina, nozes1, pepino1, pera1, pêssego, romã1 e uva branca.

 

 

Dosha pitta

Abóbora, alface, alho-francês (cozinhado), ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, batata doce, beldroegas, brócolos, cenoura1, chuchu, curgete, espinafre1, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão1, maçã, marmelo doce1, melancia, melão, meloa, milho1, pepino, pera, pimento, romã, uva branca1 e preta.

 

 

Dosha kapha

Alface, alho-francês, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, brócolos, cebola, cenoura, chuchu1, curgete1, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, manga1, maracujá, marmelo, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, romã, uva branca e preta1

 

 

Receita ayurvédica: sumo de romã e tâmaras

A acumulação e agravamento de doshas em diferentes estações do ano é um processo natural que ocorre ciclicamente. O aumento da temperatura da terra durante o verão provoca uma acumulação do dosha pitta no organismo que tende a agravar-se à medida que nos aproximamos do outono. Surge, assim, a necessidade de arrefecer.

 

Verdadeiramente refrescante e nutritivo é o sumo de romã, tâmaras e uvas-passas que tem por objetivo pacificar o dosha pitta e nutrir kapha. Por esta razão, é indicado para casos de fadiga muscular, falta de força, anemia e após períodos menstruais intensos.

 

Ingredientes:

  • 1 romã;
  • 10 tâmaras medjool;
  • 1 punhado de uvas-passas;
  • 1L de água acabada de ferver.

 

Preparação:

  1. Descaroce as tâmaras e esmague-as, juntamente com as uvas-passas, numa taça;
  2. Adicione-lhes a água, envolva e deixe repousar enquanto descasca a romã;
  3. Junte as sementes da romã à mistura anterior e triture tudo muito bem num liquidificador;
  4. Coe e deixe arrefecer o sumo para o beber à temperatura ambiente;
  5. Opção 1: cozinhe a polpa do sumo com um bocadinho de ghee numa frigideira, é delicioso;
  6. Opção 2: prepare uma infusão com a casca da romã, ajuda a baixar a tensão arterial.

 

O seu corpo não tira férias. Está sempre a trabalhar para se manter funcional mesmo quando as suas necessidades básicas são ignoradas. Pela sua saúde, pense nisto.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Consumir em menor quantidade.

Fotografia por Laura Beutner.