Muito se fala este mês sobre voltar à rotina e, para uma grande da parte da população, o cenário é este:
Para te ajudar, o mês de setembro oferece-te alimentos ricos em vitamina C e ferro tais como os espinafres, as romãs e os tomates, entre outros.
Abóbora, alho-francês, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amêndoas, amoras pretas e brancas, batata doce, beldroegas, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha, limão, maçã, maracujá, marmelo, melão, meloa, nectarina, nozes, pepino, pera, pêssego, romã e uva branca.
Abóbora, alface, alho-francês, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, batata doce, beldroegas, brócolos, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão, maçã, marmelo doce, melancia, melão, meloa, milho, pepino, pera, pimento, romã, uva branca e preta.
Alface, alho-francês, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, brócolos, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, maracujá, marmelo, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, romã, uva branca e preta.
A acumulação e agravamento de doshas em diferentes estações do ano é um processo natural que ocorre ciclicamente. O aumento da temperatura da terra durante o verão provoca uma acumulação do dosha pitta no organismo que tende a agravar-se à medida que nos aproximamos do outono. Surge, assim, a necessidade de arrefecer.
Verdadeiramente refrescante e nutritivo é o sumo de romã, tâmaras e uvas-passas que tem por objetivo pacificar o dosha pitta e nutrir kapha. Por esta razão, é indicado para casos de fadiga muscular, falta de força, anemia e após períodos menstruais intensos.
O teu corpo não tira férias. Está sempre a trabalhar para se manter funcional mesmo quando as suas necessidades básicas são ignoradas. Pela tua saúde, pensa nisto.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
Fotografia por Laura Beutner.