Muito se fala este mês sobre voltar à rotina e, para uma grande da parte da população, o cenário é este:
Para te ajudar, o mês de setembro oferece-te alimentos ricos em vitamina C e ferro tais como os espinafres, as romãs e os tomates, entre outros.
Descobre as frutas e legumes de setembro mais adequados a cada dosha e volta à rotina cheio(a) de energia e com o máximo de conforto digestivo.
Abóbora, alho-francês (cozinhado), ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amêndoas1, amoras pretas e brancas, batata doce, beldroegas, brócolos1, cebola, cenoura, chuchu, curgete, espinafre1, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha1, limão, maçã1, maracujá, marmelo1, melão, meloa, nectarina, nozes1, pepino1, pera1, pêssego, romã1 e uva branca.
Abóbora, alface, alho-francês (cozinhado), ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, batata doce, beldroegas, brócolos, cenoura1, chuchu, curgete, espinafre1, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão1, maçã, marmelo doce1, melancia, melão, meloa, milho1, pepino, pera, pimento, romã, uva branca1 e preta.
Alface, alho-francês, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, brócolos, cebola, cenoura, chuchu1, curgete1, espinafre, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, manga1, maracujá, marmelo, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, romã, uva branca e preta1.
A acumulação e agravamento de doshas em diferentes estações do ano é um processo natural que ocorre ciclicamente. O aumento da temperatura da terra durante o verão provoca uma acumulação do dosha pitta no organismo que tende a agravar-se à medida que nos aproximamos do outono. Surge, assim, a necessidade de arrefecer.
Verdadeiramente refrescante e nutritivo é o sumo de romã, tâmaras e uvas-passas que tem por objetivo pacificar o dosha pitta e nutrir kapha. Por esta razão, é indicado para casos de fadiga muscular, falta de força, anemia e após períodos menstruais intensos.
O teu corpo não tira férias. Está sempre a trabalhar para se manter funcional mesmo quando as suas necessidades básicas são ignoradas. Pela tua saúde, pensa nisto.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Consumir em menor quantidade.
Fotografia por Laura Beutner.