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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Outubro

Alimentação ayurvédica

Não há dúvidas de que o outono chegou: termómetros a descer a pique, lábios gretados, pele seca e o pingo no nariz. Podem coroar o dosha vata porque ele é o rei da estação.

 

A acumulação e o agravamento dos doshas em cada uma das respetivas estações do ano, é um processo cíclico e natural. No entanto, é importante acompanhar estas mudanças com alterações na nossa rotina de forma a que este processo não se torne patológico.

 

A par das frutas e dos legumes que o mês de outubro nos traz, este artigo oferece também dicas simples e práticas para atravessar o outono com a maior serenidade possível.

 

 

Doshas equilibrados no outono

Já reparaste que a pele fica mais reativa após o verão? Eczemas, dermatites, psoríases, entre outros desequilíbrios, tendem a piorar ligeiramente no início do outono. Numa linguagem muito simplificada, o dosha pitta que se acumulou durante o verão, está a sair pelos poros. Por isso, apesar de estarmos numa estação vata, o agravamento natural de pitta não pode ser esquecido.

 

Assim, durante o outono, recomendo que no teu dia a dia:

  • Ingiras alimentos nutritivos, como por exemplo sopas e caldos de legumes da época, feijão mungo, feijão azukiarroz, cevada e aveia;
  • Privilegies os sabores amargo, doce e adstringente e evites ao máximo o picante;
  • Não comas nem bebas em excesso – esta é válida o ano inteiro;
  • Te mantenhas quente, da cabeça aos pés - vestir um gorro num dia ventoso, por exemplo, pode ser a chave para manter o dosha vata equilibrado;
  • Não faças sestas durante o dia;
  • Mais do que em qualquer outra altura do ano, sejas delicado(a) com o teu corpo e te conectes com a tua respiração – faz, pelo menos, 5 minutos de silêncio por dia e pratica yoga;
  • Satisfaças o seu sistema auditivo com melodias calmas e harmoniosas que te transmitam bem-estar;
  • Mimes a tua pele com óleo morno através de uma massagem ayurvédica todos os dias antes do banho.

 

Para completar estas dicas, segue a lista de frutas e legumes do mês de outubro, organizados de acordo com o efeito predominante que exercem em cada dosha.

 

 

Dosha vata

Abacate, abóbora, acelga, agrião, alho-francês (cozinhado), amêndoas1, avelã1, batata doce, beterraba, brócolos1, castanha1, cebola (cozinhada), cenoura, chuchu, curgete, dióspiro de polpa mole, espinafre1, feijão-francês, funcho, grelos1, limão, maçã1, marmelo1, nabiças1, nozes1, pepino1, pera1, rabanete1, rábano1, romã1 e uva branca.

 

 

Dosha pitta

Abacate1, abóbora, acelga, agrião, aipo1, alface, alho-francês (cozinhado), avelã1, batata, batata doce, brócolos, castanha1, cenoura1, chicória, chuchu, couves-de-Bruxelas, couve-coração, couve-flor, couve-lombarda, couve portuguesa, curgete, espinafre1, feijão-francês, funcho, limão1, maçã, marmelo doce1, nabiças1, pepino, pera, pimento, repolho, romã, rúcula, tupinambo, uva branca1 e preta.

 

 

Dosha kapha

Acelga, agrião, aipo, alface, alho-francês, avelã1, beterraba1, brócolos, castanha1, cebola, cenoura, chicória, chuchu1, couves-de-Bruxelas, couve-coração, couve-flor, couve-lombarda, couve portuguesa, curgete1, dióspiro de roer, espinafre, feijão-francês, funcho, grelos, limão, maçã, marmelo, nabiças, nabo, pera, pimento, rabanete, rábano, repolho, romã, rúcula, uva branca e preta1.

 

Esta estação pede introspeção e self-care. Aproveita para começar a fazer por ti aquilo que andaste a procrastinar ao longo do ano. Sempre com gentileza, claro.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Consumir em menor quantidade.