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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Junho

nutrição ayurvédica

Cheira a verão por todo o lado. Este mês é o meu preferido no que respeita às frutas, gosto de tudo – morangos, cerejas, mirtilos, amoras, meloas ... – já para não falar que é o mês em que começa o verão e abre a época balnear. Estou no paraíso.

 

Com base nos princípios de nutrição ayurvédica, descobre as frutas e os legumes de junho mais indicados para o teu dosha predominante.

 

 

Dosha vata

Alho e alho-francês (cozinhados), alperce, amoras, amoras pretas, beterraba, cebolas nova e roxa (cozinhadas), cenoura, cerejas, chalotas (cozinhadas), framboesas, funcho (raiz), laranja, limão, meloa, mirtilos, morangos, pepino e pêssego.

 

 

Dosha pitta

Acelga, alcachofra, alface, alho-francês (cozinhado), alperce, ameixa, amoras, amoras pretas, batata, beterraba, cenoura, chicória, cogumelos, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesas, funcho (raiz), mirtilos, morangos, pepino e rúcula.

 

 

Dosha kapha

Acelga, aipo, alcachofra, alho, alho-francês, alperce, amoras, amoras pretas, beringela, cebolas nova e roxa, cenoura, cerejas, chalotas, chicória, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, framboesas, funcho (raiz), limão, mirtilos, morangos, nectarina, pêssego, pimento, rabanete e rúcula.

 

 

Receita saudável de compota de morango

Os alimentos com elevado índice glicémico são uns dos principais responsáveis pela acumulação de gordura na zona abdominal. Assim, estes alimentos devem ser consumidos apenas quando o corpo requer a entrada rápida de açúcar nas células, como é o caso das hipoglicemias (baixas de açúcar). As compotas de fruta entram neste grupo e, por isso, devem ser consumidas com moderação. Se não consegues começar o teu dia sem a torrada com doce de morango, segue esta receita e prepara uma compota deliciosa e amiga do teu corpo.

 

Quantidades

  • 145g de morangos (ou outro fruto silvestre à escolha) lavados e sem folhas;
  • 10g de sementes de chia;
  • Para adoçar (opcional), segue as indicações de acordo com o teu dosha:
    • Vata e Pitta – 2 tâmaras medjool sem caroço;
    • Kapha – 1 colher de chá de mel puro;
  • Umas gotinhas de sumo de limão.

 

Preparação:

  • Com um garfo, esmaga 4 a 5 morangos e reserva;
  • Num processador de comida, tritura os restantes morangos juntamente com o adoçante e o sumo de lima;
  • Combina tudo com as sementes de chia e guarda no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora;
  • Prova e avalia a consistência: podes acrescentar mais adoçante se não estiver suficientemente doce para ti e/ou mais sementes de chia se estiver muito líquido;
  • Conserva no frigorífico, num frasco hermético bem limpo, por dois dias no máximo.

 

Idealmente, deveríamos consumir frutas e legumes de produção biológica ou de produtores locais que, em princípio, restringem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas a um nível considerado seguro para a saúde. Sabias que os morangos estão no topo da lista dos alimentos que têm uma maior propensão a conter os níveis mais elevados de pesticidas? Se possível, compra morangos biológicos – cuidas da tua saúde e ajudas o planeta.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

Fotografia por Artur Rutkowski