Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação consulte a nossa política de privacidade e de utilização de cookies.

OK

Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Junho

nutrição ayurvédica

Cheira a verão por todo o lado. Este mês é o meu preferido no que respeita às frutas, gosto de tudo – morangos, cerejas, mirtilos, amoras, meloas ... – já para não falar que é o mês em que começa o verão e abre a época balnear. Estou no paraíso.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha vata

Alho e alho-francês, alperce, amoras, amoras pretas, beterraba, cebolas branca e roxa, cenoura, cerejas, chalotas, framboesas, funcho, laranja, limão, meloa, mirtilos, morangos, pepino e pêssego.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha pitta

Acelga, alcachofra, alface, alperce, ameixa, amoras, amoras pretas, batata, beterraba, cenoura, chicória, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesas, funcho, mirtilos, morangos, pepino e rúcula.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha kapha

Acelga, aipo, alcachofra, alho, alho-francês, alperce, amoras, amoras pretas, beringela, cebolas nova e roxa, cenoura, cerejas, chalotas, chicória, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, framboesas, funcho, limão, mirtilos, morangos, nectarina, pêssego, pimento, rabanete e rúcula.

 

 

Receita de compota de morango crua

Considero esta receita uma boa alternativa às compotas tradicionais quando não queremos ingerir um alimento com elevado índice glicémico. A fruta crua não deve ser misturada com alimentos cozinhados, por isso, sugiro que adiciones esta compota a uma maçã cortada e faças um lanchinho bonito e saboroso :)

 

Quantidades

  • 145g de morangos (ou outro fruto silvestre à escolha) lavados e sem folhas;
  • 10g de sementes de chia;
  • Para adoçar (opcional) - 2 tâmaras medjool sem caroço ou 1 colher de chá de mel puro;
  • Umas gotinhas de sumo de limão.

 

Preparação:

  • Com um garfo, esmaga 4 a 5 morangos e reserva;
  • Num processador de comida, tritura os restantes morangos juntamente com o adoçante e o sumo de lima;
  • Combina tudo com as sementes de chia e guarda no frigorífico durante, pelo menos, 1 hora;
  • Prova e avalia a consistência: podes acrescentar mais adoçante se não estiver suficientemente doce para ti e/ou mais sementes de chia se estiver muito líquido;
  • Conserva no frigorífico, num frasco hermético bem limpo, por dois dias no máximo.

 

Idealmente, deveríamos consumir frutas e legumes de produção biológica ou de produtores locais que, em princípio, restringem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas a um nível considerado seguro. Sabias que os morangos estão no topo da lista dos alimentos que têm uma maior propensão a conter os níveis mais elevados de pesticidas? Se possível, compra morangos biológicos – cuidas da tua saúde e ajudas o planeta.

 

Com amor,
Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

Fotografia por Artur Rutkowski