Cheira a verão por todo o lado. Este mês é o meu preferido no que respeita às frutas, gosto de tudo – morangos, cerejas, mirtilos, amoras, meloas ... – já para não falar que é o mês em que começa o verão e abre a época balnear. Estou no paraíso.
Alho e alho-francês, alperce, amoras, amoras pretas, beterraba, cebolas branca e roxa, cenoura, cerejas, chalotas, framboesas, funcho, laranja, limão, meloa, mirtilos, morangos, pepino e pêssego.
Acelga, alcachofra, alface, alperce, ameixa, amoras, amoras pretas, batata, beterraba, cenoura, chicória, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesas, funcho, mirtilos, morangos, pepino e rúcula.
Acelga, aipo, alcachofra, alho, alho-francês, alperce, amoras, amoras pretas, beringela, cebolas nova e roxa, cenoura, cerejas, chalotas, chicória, curgete, ervilhas, ervilha-torta, feijão-francês, feijão-verde, framboesas, funcho, limão, mirtilos, morangos, nectarina, pêssego, pimento, rabanete e rúcula.
Considero esta receita uma boa alternativa às compotas tradicionais quando não queremos ingerir um alimento com elevado índice glicémico. A fruta crua não deve ser misturada com alimentos cozinhados, por isso, sugiro que adiciones esta compota a uma maçã cortada e faças um lanchinho bonito e saboroso :)
Idealmente, deveríamos consumir frutas e legumes de produção biológica ou de produtores locais que, em princípio, restringem o uso de fertilizantes químicos e pesticidas a um nível considerado seguro. Sabias que os morangos estão no topo da lista dos alimentos que têm uma maior propensão a conter os níveis mais elevados de pesticidas? Se possível, compra morangos biológicos – cuidas da tua saúde e ajudas o planeta.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
Fotografia por Artur Rutkowski