Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Para aceitar o uso de cookies basta continuar a navegar no website. Para mais informação consulte a nossa política de privacidade e de utilização de cookies.

OK

Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Julho

Nutrição Ayurvédica

É em julho, o mês em que celebro mais um ano da minha existência, que a mãe-natureza junta as frutas mais doces e suculentas que tem para oferecer naquele que eu considero ser o melhor presente de aniversário – um cabaz de produtos saudáveis e biológicos.

 

Para compensar a monotonia dos citrinos, típica de alguns meses de inverno, este mês pode tirar a barriga da miséria e degustar ameixas, amoras, melões, melancias, entre outras frutas deliciosas. Sempre com moderação, claro.  

 

Seja qual for o seu dosha predominante, a forma mais equilibrada de comer a fruta é não misturando vários tipos de cada vez e fora das refeições principais.

 

 

Dosha vata

Abrunho, alho, alho-francês, alperce, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas, beldroegas, cebola, cenoura, cerejas, chalotas, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesa, groselha1, limão, maçã1, manga, maracujá, melão, meloa, mirtilos, morango, nectarina, pepino1, pera1, pêssego, bagas de sabugueiro1 e uva branca.

 

 

Dosha pitta

Abrunho, alho-francês (cozinhado), alperce, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, beldroegas, cenoura1, cerejas, curgete, ervilha torta, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesas (doces), limão1, maçã, manga, melancia, melão, meloa, milho1, mirtilos (doces), morango1, pepino, pera, pimento, uva branca1 e uva preta.

 

 

Dosha kapha

Alho, alho-francês, alperce, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, cerejas, chalotas, curgete1, ervilha torta, feijão-francês, feijão-verde, framboesa, limão, maçã, manga1, maracujá, milho, mirtilos, morango1, nectarina, pera, pêssego, pimento, uva preta1 e uva branca.

 

 

Receita ayurvédica: sumo de melancia

As temperaturas altas e o tempo seco explicam porque é que o verão é também designado por estação pitta – o elemento fogo está na sua potência máxima. Torna-se, por isso, necessário, especialmente para aqueles cujo dosha predominante é pitta, reduzir a temperatura corporal: proteger-se do sol, evitar alimentos picantes e reduzir a intensidade do exercício físico ajudam. Comer melancia também.

 

Segundo os princípios de nutrição ayurvédica, a melancia tem sabores (rasa) doce e adstringente e ação (virya) fria. Aos pedaços ou em sumo, esta fruta é extremamente benéfica para o dosha pitta.

 

Se o seu dosha predominante é vata ou kapha deve moderar o consumo de melancia. Apenas nos dias mais quentes, prepare um sumo com umas folhas de hortelã fresca. Não é preciso juntar água, esta fruta deliciosa já tem quantidade suficiente deste nutriente.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Consumir em menor quantidade.

Fotografia por Thought Catalog