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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Julho

Nutrição Ayurvédica

É em julho, o mês em que celebro mais um ano da minha existência, que a mãe-natureza junta as frutas mais doces e suculentas que tem para oferecer naquele que eu considero ser o melhor presente de aniversário – um cabaz de produtos saudáveis e biológicos.

 

Para compensar a monotonia dos citrinos, típica de alguns meses de inverno, este mês podes tirar a barriga da miséria e degustar ameixas, amoras, melões, melancias, entre outras frutas deliciosas. Sempre com moderação, claro.  

 

A forma mais equilibrada de comer a fruta é não misturares variedades e comer a fruta fresca fora das refeições principais.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha vata

Abrunho, alho, alho-francês, alperce, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas, cebola, cenoura, cerejas, chalotas, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesa, groselha, limão, maçã, manga, maracujá, melão, meloa, mirtilos, morango, nectarina, pepino, pera, pêssego, bagas de sabugueiro e uva branca.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha pitta

Abrunho, alperce, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, beldroegas, cenoura1, cerejas, curgete, ervilha torta, feijão-francês, feijão-verde, figo, framboesas (doces), limão, maçã, manga, melancia, melão, meloa, milho, mirtilos (doces), morango, pepino, pera, pimento, uva branca e uva preta.

 

 

Alimentos que pacificam o dosha kapha

Alho, alho-francês, alperce, amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, cerejas, chalotas, curgete, ervilha torta, feijão-francês, feijão-verde, framboesa, limão, maçã, maracujá, milho, mirtilos, morango, nectarina, pera, pêssego, pimento, uva preta e uva branca.

 

 

Receita ayurvédica: sumo de melancia

As temperaturas altas e o tempo seco explicam porque é que o verão é também designado por estação pitta – o elemento fogo está na sua potência máxima. Torna-se, por isso, necessário reduzir a temperatura corporal: proteger do sol, evitar alimentos picantes e reduzir a intensidade do exercício físico ajudam. Comer melancia também.

 

Segundo os princípios de nutrição ayurvédica, a melancia tem sabores (rasa) doce e adstringente e ação (virya) fria. Aos pedaços ou em sumo, esta fruta é extremamente benéfica para refrescar.

 

 

Com amor,
Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

Fotografia por Thought Catalog