Agosto é o mês do slow living, tudo abranda o ritmo – o trânsito, as pessoas, as filas. Até a natureza faz uma pausa. Este mês não há novidades na lista de frutas e legumes. Contudo, a seleção de julho foi tão rica e variada que os cabazes continuam bem compostos.
Aproveita este abrandamento para dar azo à criatividade na cozinha e, se ainda não é o teu caso, tomar o gosto pelos tachos. Para ajudar, deixo-te uma das minhas receitas favoritas no final deste artigo – simples, mas muito ayurvédica, claro.
Abrunho, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas, cebola, cenoura, chalotas, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha, limão, maçã, manga, maracujá, melão, meloa, nectarina, pepino, pera, pêssego, sabugueiro (bagas) e uva branca.
Abrunho, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, beldroegas, cenoura, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão, maçã, manga, melancia, melão, meloa, milho, pepino, pera, pimento, uva branca e uva preta.
Amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, chalotas, curgete, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, maracujá, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, uva preta e uva branca.
Se estás a tentar perder peso e sofres com a privação de alimentos suculentos, esta receita é para ti! Se o teu objetivo é ser feliz à mesa, também.
A beringela tem um baixo índice glicémico e é rica em fibra e antioxidantes. Além disso, vem acompanhada de muito poucas calorias. Como resistir a este legume delicioso?
Devido ao seu sabor (rasa) amargo e adstringente, o consumo de beringela pode causar alguma flatulência a quem tem a digestão mais sensível. Por isso, deve ser bem temperada com plantas que neutralizam este efeito, como é o caso do alecrim (Rosmarinus officinalis).
Além de ser uma das plantas aromáticas mais versáteis, pois liga bem com tudo, o alecrim é carminativo1, diaforético2, emenagogo3 e estimulante. A combinação da beringela com o alecrim tem uma potência (virya) quente, pelo que pode agravar o dosha pitta. Se tiveres o estômago sensível, evita.
Esta receita por ser servida como entrada, prato principal ou acompanhamento. Eu acho-a tão deliciosa que até a poderia servir como sobremesa!
Põe a mesa a rigor, acende uma vela e entrega-te à paz do entardecer com a tua beringela.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
1 - Reduz a flatulência;
2 - Provoca a sudação;
3 - Favorece a menstruação.