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Alimentação Ayurvédica: Frutas e Legumes de Agosto

Alimentação ayurvédica

Agosto é o mês do slow living, tudo abranda o ritmo – o trânsito, as pessoas, as filas. Até a natureza faz uma pausa. Este mês não há novidades na lista de frutas e legumes. Contudo, a seleção de julho foi tão rica e variada que os cabazes continuam bem compostos.

 

Aproveite este abrandamento para dar azo à criatividade na cozinha e, se ainda não é o seu caso, tomar o gosto pelos tachos. Para ajudar, deixo-lhe uma das minhas receitas favoritas no final deste artigo – simples, mas muito ayurvédica, claro.

 

Dosha vata

Abrunho, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas, beldroegas, cebola, cenoura, chalotas, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, groselha1, limão, maçã1, manga, maracujá, melão, meloa, nectarina, pepino1, pera1, pêssego, sabugueiro (bagas)1 e uva branca.

 

 

Dosha pitta

Abrunho, ameixa preta, ameixa branca, ameixa rainha-cláudia, amoras pretas e brancas (doces), batata, beldroegas, cenoura1, curgete, feijão-francês, feijão-verde, figo, limão1, maçã, manga, melancia, melão, meloa, milho1, pepino, pera, pimento, uva branca1 e uva preta.

 

 

Dosha kapha

Amoras pretas e brancas, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, chalotas, curgete1, feijão-francês, feijão-verde, limão, maçã, manga1, maracujá, milho, nectarina, pera, pêssego, pimento, uva preta1 e uva branca.

 

 

Receita ayurvédica: beringela aromatizada com alecrim

Se está a tentar perder peso e sofre com a privação de alimentos suculentos, esta receita é para si! Se o seu objetivo é ser feliz à mesa, também.

 

A beringela tem um baixo índice glicémico e é rica em fibra e antioxidantes. Além disso, vem acompanhada de muito poucas calorias. Como resistir a este legume delicioso?

 

Devido ao seu sabor (rasa) amargo e adstringente, o consumo de beringela pode causar alguma flatulência àqueles cujo dosha predominante é vata. Por isso, deve ser bem temperada com plantas que neutralizam este efeito, como é o caso do alecrim (Rosmarinus officinalis).

 

Além de ser uma das plantas aromáticas mais versáteis, pois liga bem com tudo, o alecrim é carminativo2, diaforético3, emenagogo4 e estimulante. A combinação da beringela com o alecrim tem uma potência (virya) quente, pelo que pode agravar o dosha pitta. Se este é o seu dosha predominante, consuma com moderação.

 

Esta receita por ser servida como entrada, prato principal ou acompanhamento. Eu acho-a tão deliciosa que até a poderia servir como sobremesa!

 

Ingredientes:

  • 1 beringela média
  • 2 ramos de alecrim
  • 2-3 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • Flor de sal, q.b.

 

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal;
  2. Corte a beringela transversalmente em rodelas com cerca de meio centímetro de espessura. Quanto mais espessas forem as rodelas maior será o tempo de confeção;
  3. Disponha as fatias de beringela lado a lado no tabuleiro e regue com azeite;
  4. Remova as folhas de alecrim do ramo e pique-as de forma a libertarem o seu aroma;
  5. Polvilhe as fatias de beringela com o alecrim e tempere com flor de sal;
  6. Leve ao forno por 30-45 minutos até as fatias estarem alouradas e ligeiramente crocantes.

 

Ponha a mesa a rigor, acenda uma vela e entregue-se à paz do entardecer com a sua beringela.

 

Com amor,

Mafalda

 


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

1 - Consumir em menor quantidade;
2 - Reduz a flatulência;
3 - Provoca a sudação;
4 - Favorece a menstruação.