Os habitantes dos países nórdicos sabem que a primavera está a chegar quando a neve que se acumulou nas copas das árvores começa a derreter. Esta paisagem é a analogia perfeita daquilo que acontece no nosso corpo: o dosha kapha, que acumulou nos meses mais frios e húmidos (inverno), começa a liquefazer à medida que os termómetros vão subindo com os primeiros raios quentes de sol. Assim, o aumento das secreções nasais nesta altura do ano é perfeitamente fisiológico e normal (o kapha tem de sair por algum lado, certo?).
Quando a chegada da primavera é mais brusca, isto é, as temperaturas sobem repentinamente, não só fica o nosso organismo confuso como o de todas as plantas que estavam a aguardar o momento de libertar os seus pólenes1. Esta situação origina uma libertação de kapha mais violenta e, em algumas pessoas, um aumento da sensibilidade aos pólenes libertados pelas plantas. A expressão mais vulgarmente ouvida nestas situações é "estou com alergia!".
Do grego állos (efeito) + érgon (diferente), a palavra alergia remete para a sensibilidade anormal do organismo perante certas substâncias2. Adequando a ciência moderna ao conhecimento ayurvédico, o excesso de sensibilidade, característico das alergias na primavera, tem por base um sistema imunitário fraco (de outra forma, o organismo não teria necessidade de reagir assim).
Este artigo pretende ajudar-te a minimizar a resposta excessiva do teu corpo face à chegada desta estação maravilhosa. Para complementar esta informação, segue também as dicas do artigo sobre como fortalecer o sistema imunitário.
Eu bem sei que implementar rotinas pode ser muito desafiante, mas é tão necessário para o equilíbrio do corpo e da mente. Se pudesses escolher apenas três rotinas para manter as tuas vias respiratórias purificadas durante a primavera, que fossem estas:
O alimento mais saudável para o teu corpo é aquele que ele consegue digerir, ou seja, se a digestão não for bem-sucedida, gera-se toxicidade no corpo. Eventualmente, esta toxicidade pode acumular-se e ser absorvida, impregnando os tecidos vitais, ou dhatus – esta é a base de qualquer doença segundo a medicina ayurvédica.
Na transição do inverno para a primavera, o fogo digestivo, ou agni, fica gradualmente mais fraco (por isso é que não sobreviveríamos a um Natal tipicamente português no verão). Respeitando o corpo de cada pessoa, a alimentação deve ser ajustada em cada estação do ano. Na primavera, há maior tendência para produção de muco (kapha) e, por isso, os alimentos mais pesados devem ser evitados ao máximo. Por exemplo:
Dentro da lista de alimentos leves, antioxidantes e nutritivos, que podem ajudar a reduzir o excesso de mucosidade, tens:
Nasyam é uma terapia de purificação ayurvédica específica para desequilíbrios dos ombros para cima, na qual a administração do agente medicinal é feita pelas narinas. Como forma de prevenção e manutenção da saúde das tuas vias respiratórias, repete o seguinte procedimento uma vez por dia durante, pelo menos, um mês:
Esta terapia pode ser feita em casa, sem quaisquer riscos, atendendo às recomendações:
Uma das sinergias que aprendi na oficina de aromaterapia com a querida Anna Loutsenko, foi a sinergia antiviral. Eis alguns dos benefícios:
Para preparar a sinergia, basta colocares num frasco de vidro escuro de 10 mL:
Podes colocar num difusor, aplicar diretamente no peito (nos pés também é eficaz) e/ou cheirar diretamente do frasco. Evita o contacto com os olhos e não ingiras.
Primavera é época de renascimento e expansão para a natureza (seres humanos incluídos). Quem tem plantas em casa nem precisa de sair à rua para ver a magia a acontecer. Mais, basta um pequeno ajuste na posição da letra r em alergia para esta se tornar alegria. A palavra renascimento começa com a mesma letra. Lembra-te desta coincidência quando estiveres a precisar de um lifting energético.
Com amor,
Mafalda
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui aconselhamento especializado.
Subscreve a minha friendsletter (gratuita)!
Fotografia de Sarah Cervantes.
1 – Pólenes, disponível em alergia.leti.com
2 – Definição ou Significado de Alergia, disponível em infopedia.pt