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Nutrição Ayurvédica

É vital que aquilo que ingerimos seja digerido, absorvido e assimilado. O agni (fogo digestivo) transforma o alimento em energia utilizável pelo organismo, indispensável a todas as suas funções metabólicas.

De nada serve comer o melhor alimento se o corpo não for capaz de utilizar os seus nutrientes.

Nutrição Ayurvédica

A forma como o corpo humano interage com os alimentos, e como estes interagem entre si, baseia-se em quatro conceitos muito importantes, os quais explico abaixo1.


 

Sabor (rasa)

São seis os sabores que as papilas gustativas detetam e a cada um deles estão associados dois elementos:

  • Doce (terra e água);
  • Ácido (terra e fogo);
  • Salgado (água e fogo);
  • Picante (ar e fogo);
  • Amargo (ar e éter);
  • Adstringente (ar e terra).



 

Qualidade (guna)

Ao contrário dos sabores, as qualidades são percecionadas por todos os sentidos. São vinte no total e estão organizadas em dez pares de opostos:

  • Pesado - leve;
  • Lento - penetrante/aguçado;
  • Frio - quente;
  • Oleoso - seco;
  • Suave - áspero;
  • Estático - móvel;
  • Mole - duro;
  • Viscoso - não viscoso;
  • Sólido - líquido;
  • Denso - subtil.



 

Potência (virya)

Refere-se à ação do alimento que é ingerido, isto é, se aquece ou se arrefece o corpo. É muito importante não combinar alimentos com potências extremas opostas sob pena de perturbar o fogo digestivo e gerar toxicidade (ama) no organismo.


 

Efeito pós-digestivo (vipaka)

Basicamente, é o sabor que um alimento adquire depois de ser digerido e dependendo da sua ação no organismo:

Rasa

Vipaka

Doce

Doce

Ácido

Doce ou ácido

Salgado

Doce

Picante

Picante ou doce

Amargo

Picante ou doce

Adstringente

Picante ou doce



 

Propriedade especial (prabhava)

Alguns alimentos têm propriedades que não podem ser explicadas com base nos seus elementos e, por isso, são considerados especiais.

De ser tida em conta na interação entre os alimentos e o organismo a teoria ayurvédica de que igual aumenta igual e oposto reduz oposto2. Na prática, significa que cada dosha deve ser equilibrado com qualidades opostas. Por exemplo, os alimentos picantes são contraindicados para pitta, que possui o elemento fogo, mas para kapha são equilibrantes pois clarificam a densidade dos elementos água e terra.

Que o teu alimento seja o teu remédio e o teu remédio o teu alimento. (Hipócrates)


 

Para aprenderes mais:


A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.

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