Considerado um dos sistemas médicos mais antigos do mundo, o Ayurveda começou a ser desenvolvido na Índia em 2000 a. C. por sábios ancestrais: a natureza era o seu laboratório, a experimentação e a observação os seus métodos1.
A medicina ayurvédica é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma medicina complementar e alternativa e tem vindo a conquistar a população ocidental como uma forma de prevenção e promoção da saúde e bem-estar1. Na Índia, é um sistema médico respeitado pelo governo, disponível em hospitais e clínicas por todo o país2.
A visão holística do Ayurveda supera a ideia do ser humano como um todo pois inclui também o seu meio envolvente. Esta medicina parte do princípio de que tudo o que existe é constituído por cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra – cujo equilíbrio é a chave para uma vida saudável, longa e feliz3.
Integrar a rotina ayurvédica no quotidiano é renascer, reencontrar o equilíbrio, viver sem limites e, acima de tudo, ser feliz. O Ayurveda ensina a:
A informação apresentada é meramente informativa, de índole genérica, não contendo uma análise exaustiva de todos os aspetos dos temas analisados, pelo que não substitui uma consulta com um terapeuta especializado.
1 - Benchmarks for Training in Ayurveda, disponível em www.who.int
2 - Legal Status of Traditional Medicine and Complementary/Alternative Medicine: A Worldwide Review, disponível em apps.who.int
3 - A Glimpse of Ayurveda - The Forgotten History and Principles of Indian Traditional Medicine, disponível em www.ncbi.nlm.nih.gov
Para saber mais: